A CORPORALIDADE NO APRENDIZADO DO TEATRO - O CORPO NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Débora Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-08

Resumo

O presente artigo é resultado do segundo ano da Pesquisa de Iniciação Científica intitulada "A corporalidade no aprendizado do teatro", sob coordenação da Prof.ª Paulina Maria Caon. O foco do trabalho em questão está associado à compreensão do corpo como "sujeito da cultura" - principal responsável pelo conhecimento que engendra, apreende e reelabora na relação com o espaço, com outros corpos e com o mundo que o cerca. O objetivo central recai sobre a observação de corpos em ação e análise de aspectos ligados à corporalidade no momento em que se dá o processo de ensino e aprendizagem do teatro no espaço escolar público. Apesar disso, estabelecer diálogos com pensadores das áreas da Antropologia e das Ciências Sociais foi crucial para esclarecer conceitos mais amplos associados ao modo como nos relacionamos em sociedade. Autores das áreas da Dança, do Teatro e da Educação também constituíram o escopo teórico da investigação. Ainda no que tange aos procedimentos metodológicos utilizados, foi realizado um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma escola da rede básica de ensino localizada num dos bairros periféricos da cidade de Uberlândia, incluindo observações regulares de aulas de teatro e uma entrevista com o professor de teatro observado.

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Biografia do Autor

Débora Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Teatro (Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

Souza, D. (2015). A CORPORALIDADE NO APRENDIZADO DO TEATRO - O CORPO NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-08

Edição

Seção

Teatro e Escola: ações e reflexões