ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fernando Freitas dos Santos UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-09

Resumo

O presente artigo trata-se de uma prática teatral de estágio supervisionado realizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Com duração de seis meses, o conteúdo desse estudo está dividido em duas fases: observação e regência. A primeira parte é constituída pelo processo de observação do contexto escolar e de uma turma de alunos do ensino médio. A segunda fase é configurada por uma prática teatral com a sala de aula observada. Neste artigo apresento os caminhos e descaminhos que nortearam esse processo. As estratégias artístico-metodológicas utilizadas nas aulas, também serão elucidadas a fim de fomentar as discussões acerca do ensino de teatro e contribuir com reflexões que visam uma prática reflexiva, artística e sensível.

Palavras-chave: teatro, escola, prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Freitas dos Santos, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Mestrando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Arte e Educação pelo Instituto São Francisco de Assis (ISFACES). Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em período sanduíche na Universidad de Guanajuto (UG)México pelo Programa PAME-UDUAL.

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Summus Editorial, 1984.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. Brasília: MEC, 1997.

BROOK, Peter. A porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

SANTOS, Gisele do Rocio C. Mugnol. Metodologia do ensino de artes. Curitiba: Ibpex, 2006.

SPOLIN Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

dos Santos, F. F. (2015). ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-09

Edição

Seção

Teatro e Escola: ações e reflexões