PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Marcia Berselli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-04

Resumo

O artigo apresenta proposições acerca de práticas cênicas desenvolvidas com alunos surdos no projeto "Teatro e dança com alunos surdos", Ação de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. As propostas desenvolvidas na Ação fundam-se no cruzamento de práticas de Contato Improvisação (PAXTON, 1997; ALBRIGHT, 2012/3) e jogos teatrais (BOAL, 2012; BOGART, 2011; RYNGAERT, 2009), sendo pautadas pelo estabelecimento do convívio no contato entre os participantes. Buscando que estes se coloquem como propositores das atividades a partir de suas possibilidades, reflete-se sobre a flexibilização do acesso às práticas cênicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBRIGHT, Ann Cooper. Caindo na memória. In: Marta Isaacsson (Coordenação); Clóvis Dias Massa; Mirna Spritzer; Suzane Weber da Silva (Org.). Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Editora AGE: Porto Alegre, 2013.

ALBRIGHT, Ann Cooper. Movendo-se através da diferença: dança e deficiência. In: Revista Cena, n° 12, PPGAC/UFRGS, Porto Alegre, 2012. Porto Alegre, UFRGS, 2012.

ALVES, Rubem. Escutatória.

<<http://pontodetransicao.com.br/biblioteca/Escutatoria.pdf>>. Acesso em 20/02/2015.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 15ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. [Tradução de Anna Viana]. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

DUBATTI, Jorge. Cartografia teatral: introducción al Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2008.

PAXTON, Steve. A definition. 1997a [1978/79] In: Contact Improvisation Source Book: collected writings and graphics from Contact Quaterly dance journal 1975-1992. Massachusetts: Contact Editions, p. 37-38.

PAXTON, Steve. Still Moving. 1997d [1985]. In: Contact Improvisation Source Book: collected writings and graphics from Contact Quaterly dance journal 1975-1992. Massachusetts: Contact Editions, p. 103.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac e Naify, 2009.

SALAS, Roger. Steve Paxton:

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. [Tradução de Pontes de Paula Lima]. 30ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

Berselli, M. (2015). PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-04

Edição

Seção

Teatro e Escola: ações e reflexões