"EU NÃO QUERO SAIR DAQUI!" - relato em primeira pessoa de uma adulta pelos traços da infância
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-06Resumo
Este artigo visa refletir sobre o experimento, interlinguagens artísticas, desenvolvido com a primeira infância, intitulado "Quanta", realizado entre os anos de 2010 e 2012 no Centro de Educação Infantil do Centro Educacional Unificado Perus (periferia oeste da cidade de São Paulo). Para esta reflexão nos valemos das teorias sobre infância, arte e escola de Marina Marcondes Machado, Anne Marie Holm, Carminda Mendes André, Manuel Jacinto Sarmento, Walter Benjamin, dentre outros, buscando responder a pergunta: a experiência estética é capaz de gerar conhecimento, na relação entre arte e educação na primeira infância? E mais, esta ação corrobora ou não para um novo mercado de artes paulistano, um mercado para bebês?
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
ANDR
BARROS, Manoel de. Tratado geral das grandezas do ínfimo. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2001.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
________________. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação; tradução, apresentação e notas de Marcus Vinícius Mazzari; posfácio de Flávio Di Giorgi. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
BRECHT, Bertolt. Histórias do Sr. Keuner. São Paulo: Editora 34, 2006.
CABRAL, Beatriz
HOLM, Anna Marie. A energia criativa natural. Pro-posições, v.15, n. I (43) - jan./abr. 2004.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto; org. Luciano Figueiredo, Lygia Pape e Waly Salomão. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Projeto POCTI/CED/49186, 2002. Disponível em: < http://www.titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf>. Acesso em: 26 out. de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).