Articulando reflexões entre Alfabetização Científica, Interdisciplinaridade e Formação de Professores nas Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.72727Palavras-chave:
Scientific literacy; Teaching Natural Sciences; Integration of knowledge; Teacher training; Basic educationResumo
A busca por uma qualificação no ensino das Ciências da Natureza tem sido foco de interesse em diferentes cenários, especialmente porque há o entendimento de que uma melhor compreensão do conhecimento científico pode contribuir com a formação para a cidadania. Este trabalho teórico tem como objetivo discutir as relações entre Alfabetização Científica, Interdisciplinaridade e Formação de Professores, na busca por evidenciar possíveis articulações que contribuam para o Ensino das Ciências da Natureza. A partir dos referenciais teóricos pesquisados, entendemos que esta discussão pode favorecer a construção de uma proposta de formação continuada que aborde a Interdisciplinaridade como potencializadora da Alfabetização Científica. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, desenvolvida a partir da análise de diferentes fontes bibliográficas. Os resultados apontam para a necessidade de articular a Alfabetização Científica e a Interdisciplinaridade como estratégia para promover um ensino significativo e contextualizado. Assim, faz-se necessária a revisão de pressupostos pautados na formação continuada de professores que permitam realizar a efetiva implementação dessa articulação na práxis docente.
Downloads
Referências
AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de Ciências. Tese de Doutorado. Florianópolis: CED/UFSC, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82610. Acesso em 18 ago. 2023.
BARCELLOS, L. da S.; COELHO, G. Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e a Alfabetização Científica: Estado do Conhecimento de 1992 a 2020. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 22, e29664, 2022. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u3363.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 12 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 05 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p.1-23, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 05 fev. 2023.
CAMAS, N. P. V. et. al. Interdisciplinaridade e Alfabetização Científica: um ensaio sobre os dois lados da mesma moeda. Ensino Em Re-Vista, 28, e017, 2021. DOI: http://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-17.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2003.
CUNHA, R. B. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, 22(68), 169-186, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226809.
DELIZOICOV, D. et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FAZENDA, I. C. A. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. São Paulo: Papirus, 2012.
FAZENDA, I. C. A. et al. (coord.). Práticas interdisciplinares na escola. 13 ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2013.
FOUREZ, G. Alfabetização científica e tecnológica: acerca das finalidades da inteligência das ciências. Buenos Aires: Colihue, 1997.
FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Investigações em ensino de ciências, 8(2), 109-123, 2003. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/542. Acesso em 11 mar. 2023.
FREIRE, P. Educação e mudança. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 72 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.
HURD, P. H. Scientific literacy: New minds for a changing world. Science Education, 82(3), 407-416, 1998. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199806)82:3<407::AID-SCE6>3.0.CO;2-G.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LORENZETTI, L. A Alfabetização Científica e Tecnológica: pressupostos, promoção e avaliação na Educação em Ciências. In MILARÉ, T. et al. (orgs.), Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências (133-146). São Paulo: Livraria da Física, 2021.
PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SARTI, F. M. Relações intergeracionais no mercado brasileiro de formação docente: antigos e novos desafios a considerar. Pro-Posições, v. 32, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/NDptmxDmTrP9K7mHPZbD9cF/?lang=pt&format=html. Acesso em 23 mar. 2023.
SANTANA, M. C. B.; FARIAS, M. B. Interdisciplinaridade e escola: novos desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(09), 3051-3060, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/11398/5078/19955#:~:text=No%20entanto%2C%20a%20implementa%C3%A7%C3%A3o%20da,e%20da%20estrutura%20educacional%20tradicional. Acesso em: 11 dez. 2023.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59-77, 2011. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em: 28 maio 2023.
SASSERON, L. H.; MACHADO, V. F. Alfabetização Científica na Prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
SASSERON, L. H.; SILVA, M. B. Sobre Alfabetização Científica e sobre práticas epistêmicas: encontros de ações para a pesquisa e o ensino de ciências. In MILARÉ, T. et al. (orgs.). Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências (133-146). São Paulo: Livraria da Física, 2021.
SOUSA, R.; BRITO, L. Alfabetização científica e tecnológica e CTS numa ilha de racionalidade sobre consumo consciente de energia elétrica. Anais do VIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), Rio de Janeiro, Brasil, 2011.
VALLE, M. G. et al. A alfabetização científica na formação cidadã: perspectivas e desafios no ensino de ciências. Curitiba: Appris, 2020.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática., 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.