Psicomotricidade na Educação Infantil: os desafios do ensino remoto emergencial na percepção dos pais e do professor de Educacão Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60023

Palavras-chave:

Educação Infantil, Psicomotricidade., Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Em decorrência da pandemia do COVID-19, a população precisou aderir ao distanciamento social como medida preventiva, provocando a necessidade de suspender as aulas presenciais no Brasil, sendo estas substituídas pelo “ensino remoto emergencial” (ERE). O presente artigo tem por objetivo analisar a percepção de uma professora de educação física e de pais de alunos da Educação Infantil quanto ao ensino remoto nas aulas de Educação Física, sob a perspectiva da psicomotricidade. A metodologia classifica-se como descritiva, de caráter qualitativo, desenvolvida nos meses de abril a agosto de 2020 em uma instituição de Educação Infantil situada ao norte do estado do Paraná. Como resultados, o estudo sinalizou fragilidades no contexto de ensino na Educação Infantil, uma vez que o ERE não consegue atingir a todos, ficando lacunas na formação e no desenvolvimento da criança, principalmente nos estímulos dos elementos psicomotores, primordiais para esta faixa etária de 0 a 5 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Fernanda de Souza Lordani, Prefeitura Municipal de Santa Amélia PR

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/UENP/2020), campus Cornélio Procópio PR. Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (2004); em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/2012); em Educação Física (UNICENTRO/2020). É professora efetiva no Ensino Fundamental no município de Santa Amélia. Atualmente é coordenadora educacional na Secretaria Municipal de Educação de Santa Amélia Pr.

Marília Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015), com estágio de Pós-doutoramento em Educação Especial na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho- UNESP. É docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná- Campus Cornélio Procópio, especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia com interesse nos temas: Psicologia Educacional, Neuropsicologia, Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, Dificuldades de aprendizagem, Educação Especial e os Transtornos do Neurodesenvolvimento.

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio PR. Possui doutorado em Informática pela PUC PR e mestrado em Educação pela UEM.

Referências

AQUINO, M. F. S.; et al. Psicomotricidade como ferramenta da educação física na educação infantil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte, São Paulo, v.4, n.14, p.245-257. Jan/Dez. 2012. https://doi.org/10.37885/201001892

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ (AMP). Decreto Municipal n° 017, de 18 de abril de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus no município de Santa Amélia PR. Diário Oficial dos Municípios: edição 1972, código identificador: 410066EB, Curitiba, PR, 19 de abril de 2020. Disponível em: http://www.diariomunicipal.com.br/amp/. Acesso em 01 jun. 2020. https://doi.org/10.22491/fineduca-2236-5907-v10-90596

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Posicionamento sobre o Parecer do CNE que trata da Reorganização dos Calendários Escolares durante a Pandemia. Rio de Janeiro, 24 abr. 2020a. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/posicionamento-sobre-o-parecer-do-cne-que-trata-dareorganizacao-dos-calendarios-escolares. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240045Acesso em: 1 maio 2020.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Educação a Distância na Educação Infantil, não! Rio de Janeiro, 20 abr. 2020b. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/manifesto-anped-educacao-distancia-naeducacao-infantil-nao. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240045Acesso em: 1 maio 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578- normaatualizada-pl.html https://doi.org/10.11606/d.2.2017.tde-03102017-105747Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL. Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 242, p. 18-19, 18 dez.2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL, Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasil: Diário Oficial da União, 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773Acesso em: 20 abr. 2020.

BRASIL, Medida provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020b. Brasil: Diário Oficial da União, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 20 abr. 2020.

BRASIL, Deliberação nº 5/2020 Conselho Nacional de Educação, aprovada em 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasil: Diário Oficial da União, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 jun. 2020.

BRASIL, Ministério da Saúde. Sobre a doença COVID 19. Brasília, 2020d. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca Acesso em: 05 jun. 2020.

BRASIL, Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Brasil: Diário Oficial da União, 2020e. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-11-de-marco-de-2020-247538346 Acesso em: 20 abr. 2020. https://doi.org/10.4000/terrabrasilis.1035

FONSECA, V. da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GARCIA, T. C. M.; MORAIS, I. R. D.; ZAROS, L. G., RÊGO, M. C. F. D. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula (recurso eletrônico). Natal, SEDIS/UFRN,2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/571151/4/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_2.pdf. Acesso em: 15 jul.2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, E. M. R.; BRITTO, A. L. F. M. Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar. Revista Práxis, Volta Redonda RJ, v. 12, n. 1 (Sup.), dezembro, 2020. Disponível em: https://moodleead.unifoa.edu.br/revistas/index.php/praxis/article/view/3505. Acesso em: 28 fev. 2020. https://doi.org/10.48209/978-65-05-14591-7

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online

learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em:

https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning, 2020. Acesso em: 11 maio 2020.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento Psicomotor. Porto Alegre: Artes Médicas, l982.

LORDANI, S. F. S. Psicomotricidade na Educação Infantil: uma proposta para a prevenção das Dificuldades de Aprendizagem. 2020. 145 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino). Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Ciências Humanas de da Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino, Cornélio Procópio PR. 2020. https://doi.org/10.20950/1678-2305.2020.46.1.527

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audivisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas, SP: Papirus. 2006. p.11-66.

PARANÁ, Decreto Estadual nº 4.230 de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus. Paraná: Diário Oficial do Estado do Paraná, 2020a. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=232854&codItemAto=1446127#1446802. Acesso em: 20 abr. 2020. https://doi.org/10.32811/25954482-2020v3n1p159

PARANÁ, Deliberação nº 01/2020 Conselho Estadual de Educação do Paraná, aprovada em 31 de março de 2020. Instituição de regime especial para o desenvolvimento das atividades escolares no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do Paraná em decorrência da legislação específica sobre a pandemia causada pelo novo Coronavírus. Paraná: Conselho Estadual de Educação, 2020b. Disponível em:

http://www.cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Deliberacoes/2020/deliberacao_01_20.pdf

Acesso em: 20 abr. 2020. https://doi.org/10.20950/1678-2305.2020.46.1.527

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA (RNPI). Carta aberta da Rede Nacional

Primeira Infância (RNPI) dirigida ao presidente do Conselho Nacional de Educação. Brasília, 23 de março de 2020. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wpcontent/uploads/2020/03/Carta-Aberta-ao-CNE.pdf Acesso em: 1 maio 2020. https://doi.org/10.1590/s1413-24782012000100012

SOUSA, J. M.; SILVA, J. B. L. A Psicomotricidade na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, v.4, n.2, p. 128 - 135, ago. – dez. 2013.

SANTOS, B. S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, Portugal: Ed. Almedina, abr. 2020.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. Revista publicada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN. Ano XXXI - Nº 67, p. 36-46 - janeiro de 2021. https://doi.org/10.51324/86010770

TEIXEIRA, C. F.; COELHO NETO, J. O Uso das Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática Financeira: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Novas Tecnologias na Educação. V. 14 No 2, dezembro, 2016, p. 1-10. https://doi.org/10.22456/1679-1916.70673

TOMAZINHO, P. Com aulas remotas, pais se reinventam para ajudar na educação dos filhos. 27 maio 2020. Disponível em: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/2020/05/1195004-com-aulas-remotas--pais-se-reinventam-para-ajuda-na-educacao-dos-filhos.html https://doi.org/10.11606/t.47.2009.tde-22022010-104135 Acesso: em 01 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

LORDANI, S. F. de S.; BLANCO, M. B. .; COELHO NETO, J. . Psicomotricidade na Educação Infantil: os desafios do ensino remoto emergencial na percepção dos pais e do professor de Educacão Física. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 447–467, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60023. Acesso em: 24 nov. 2024.