Educando em tempos de pandemia
imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59194Palavras-chave:
Pandemia, Modernidade, Humanismo, EducaçãoResumo
Neste artigo, arriscamo-nos a ler a atualidade a partir de imagens que foram publicadas nas mídias sociais durante a crise da pandemia. Por meio de questionamentos das linhas abissais (SOUSA SANTOS, 2007) imbuídas e naturalizadas pelos projetos da Modernidade e do Humanismo, o artigo discute de que maneiras a natureza invadiu, em meio à pandemia, o “lado de cá” das linhas abissais modernas. A terceira seção explora o vírus não democrático, problematizando as linhas abissais das diferenças sociais de classe para na seguinte complexificar as linhas abissais entre a supremacia branca e o genocídio negro, demonstrando que não superamos essa crise histórica da humanidade. A seção cinco investiga as linhas abissais entre o acesso à educação e a perpetuação de um projeto de educação que firma a negação de sua existência. Nas considerações finais, explicamos as razões que nos levam a conceber essas imagens como micropolíticas processuais que têm o potencial de construir “novos modos de subjetividade” (GUATTARI; ROLNIK, 1996, p, 30) e advogamos por uma pedagogia de letramento visual e suas micropolíticas e por uma virada epistêmica nas noções de “crise”.
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