Gêneros orais do contexto acadêmico no ensino de português como língua adicional:
desenvolvimento de material didático
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.45348Palavras-chave:
Português como Língua Adicional, Materiais didáticos, Formação de professores de línguas, IsFResumo
O artigo relata o processo de desenvolvimento de material didático para o ensino específico de português como língua adicional (PLA), tendo como aporte a proposta pedagógica de implementação de gêneros em sala de aula de língua inglesa para fins específicos (RAMOS, 2004). Seguindo, ainda, a dinâmica sugerida por Silva; Leurquin (2014) de elaboração de material didático, desenvolveu-se uma unidade didática em torno do gênero apresentação oral, utilizada com alunos estrangeiros intercambistas inscritos em cursos do Idiomas Sem Fronteiras – Português (IsF-Português) da Universidade Federal de São João del-Rei - MG. Considerando-se a importância e a carência do trabalho com gêneros orais em sala de aula de línguas estrangeiras, busca-se refletir sobre as implicações do desenvolvimento de material com fins específicos para o processo de ensino-aprendizagem de PLA no contexto universitário, bem como para a formação inicial do professor.
Downloads
Referências
BARROS, J. B. A oralidade nas aulas de língua portuguesa: a produção do gênero debate. 2014. Dissertação (Ciências da Linguagem). UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco: Pernambuco, 2014.
BEZERRA, B. G. ‘Gêneros textuais ou discursivos?’. In: BEZERRA, B. G. Gêneros orais no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017, p. 17 a 32.
CASTRO, C. Materiais para o ensino de português como língua estrangeira em contexto universitário. In: RIBEIRO, M. del C.A; CHUMBO, I. (orgs). Communication without borders – Selected Papers of the Internacional Conference Languages, 2011.
CUICUI, C. A seleção e a produção de materiais didáticos no processo do ensino do português aos alunos chineses. (Dissertação de Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira) – Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2012.
GONDIM, A. A. L. Formação de professores com foco na produção de material didático de português língua estrangeira. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará: 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22756. Acesso em: 17/01/2019.
GONDIM, A. A. L.; MENDES, K. A. O espaço dos gêneros orais em livros didáticos de PLE. SIGET, VI, 2011. Natal. Anais do VI SIGET. Natal: agosto de 2011. Disponível em: < http://www.cchla.ufrn.br/visiget/>. Acesso em 15/01/2019.
JORDÃO, C. M. ILA – ILF – ILE – ILG: Quem dá conta? Revista Brasileira de Linguística Aplicada: Belo Horizonte, v. 14, n. 1, 2014. pp. 13-40
JUDD, E. L.; TAN, L.; WALBERG, H. J. (Eds.) Teaching additional languages. UNESCO. International Academy of Education: International Bureau of Education, 2003.
LIMA, C. V. A. Eu faço o que posso: experiências, agência e complexidade no ensino de língua inglesa. 2014. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
MENDES, M. E.; SILVA, W. R. Materiais didáticos de português para estrangeiros como objetos de pesquisa. Revista X. v.12. Curitiba: 2017, (p.231 a 253). Disponível em: http://revistas.ufpr.br/revistax/article/download/50094/34209 . Acesso em: 16/01/2019.
RAMOS, R. C. G. Gêneros textuais: uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos. The ESPecialist, v. 25, n. 2, p. 107-129, 2004. Disponível em: < http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9371>. Acesso em: 17/01/2019.
ROJO, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D.(org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 184-207.
SILVA, M. C. da; LEURQUIN, E. F. L. F. Experiência de Formação Docente e de Elaboração de Material Didático para o Ensino de Português como Língua Estrangeira. Anais do SIELP. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2014. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/?doing_wp_cron=1474412390.401519060134887695312 5. Acesso em: 15/01/2019.
TOSATTI, N. M. O aspecto funcional dos gêneros textuais em livros didáticos para ensino de português como segunda língua. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2009.
ULTRAMARI, J. R. Uma descrição do gênero abstract para trabalhos de conclusão de curso (TCC). Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo. Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá: São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.fatecguaratingueta.edu.br/revista/index.php/RCO-TGH/article/view/4. Acesso em: 15/01/2019.
VIANINI, C. Agência humana como um sistema adaptativo complexo: compreendendo o ensino de língua inglesa na escola pública e particular. ReVEL, v. 14, n. 27, 2016. Disponível em: http://revel.inf.br/files/b7f4e47367cdec05b8c2870afbca3e09.pdf. Acesso em: 16/01/2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.