ANÁLISES TEÓRICAS SOBRE A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA

Autores

  • Mariane Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Nádia Carvalho Arcênio Fraga Escola Estadual Padre Mário Forestan

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.90-115

Resumo

O presente trabalho socializa algumas reflexões sobre as análises teóricas feitas pelo GEAI (Grupo de Estudo da Alfabetização Inicial - ESEBA/UFU), sobre o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), no que se refere à Unidade 3 dos cadernos de formação: Sistema de Escrita Alfabética. A forma escolhida pelo grupo de estudos para a divulgação das análises foi a publicação de um dossiê que pretende abordar as principais temáticas sendo discutidas em textos pontuais. As análises deste texto objetiva verificar de que modo os cadernos de formação: Sistema de Escrita Alfabética contribui para o desenvolvimento dos processos de alfabetização e letramento, tendo em vista que o PNAIC visa à alfabetização dos alunos até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os cadernos focalizaram as discussões e reflexões nas temáticas: o alfabeto como um sistema notacional e não um código, o percurso evolutivo das crianças para compreender o sistema de escrita alfabética (SEA), o papel de certas habilidades de consciência fonológica na apropriação do SEA e as alternativas didáticas para o ensino do sistema alfabético. Nesse sentido, as análises apontadas neste artigo, giram em torno dessas temáticas levando em consideração o processo histórico da alfabetização e como esse processo tem sido retratado.

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

SILVA, M.; ARCÊNIO FRAGA, N. C. ANÁLISES TEÓRICAS SOBRE A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 90–115, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.90-115. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/29706. Acesso em: 23 jul. 2024.