FORMACIÓN EN ACCIÓN: EL PAPEL DE LA INVESTIGACIÓN EN EL CONTEXTO DE LOS PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.74262

Palabras clave:

Prática Pedagógica, Professor Alfabetizador, Reflexão Crítica, Pesquisa docente

Resumen

Este texto, de caráter autobiográfico, narra a trajetória realizada por uma professora dos anos iniciais, com atuação no 1º ano da alfabetização. Desafiada a repensar sua prática pedagógica e dialogar com teorias educacionais, a professora buscou se tornar uma pesquisadora, refletindo sobre o papel da pesquisa em sua prática pedagógica. Sua jornada de transformação foi marcada pela inserção em grupos de estudos e em comunidades de prática, em que compartilhou experiências e descobertas, consolidando sua identidade como pesquisadora. A colaboração com a universidade proporcionou acesso a novas perspectivas teóricas e metodológicas, fortalecendo a pesquisa na formação do professor alfabetizador. Os resultados revelaram que a pesquisa vai além de técnicas, buscando compreender o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Aira Suzana Ribeiro Martins, Colégio Pedro II

´ Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) , atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento, Estilística, Semiótica, Léxico, Ensino e Dialetação. É membro do Grupo SELEPROT de pesquisas na área de Semiótica, Leitura e Produção de Textos, coordenado pela Professora Doutora Darcilia Simões. Leciona no Ensino Fundamental e no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB) . É também supervisora do Programa de Residência Docente do mesmo colégio.

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Publicado

2024-12-02

Cómo citar

DUARTE DE ANDRADE MALUF RESENDE, H.; SUZANA RIBEIRO MARTINS, A. FORMACIÓN EN ACCIÓN: EL PAPEL DE LA INVESTIGACIÓN EN EL CONTEXTO DE LOS PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.74262. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74262. Acesso em: 2 ene. 2025.