FORMACIÓN EN ACCIÓN: EL PAPEL DE LA INVESTIGACIÓN EN EL CONTEXTO DE LOS PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.74262Palabras clave:
Prática Pedagógica, Professor Alfabetizador, Reflexão Crítica, Pesquisa docenteResumen
Este texto, de caráter autobiográfico, narra a trajetória realizada por uma professora dos anos iniciais, com atuação no 1º ano da alfabetização. Desafiada a repensar sua prática pedagógica e dialogar com teorias educacionais, a professora buscou se tornar uma pesquisadora, refletindo sobre o papel da pesquisa em sua prática pedagógica. Sua jornada de transformação foi marcada pela inserção em grupos de estudos e em comunidades de prática, em que compartilhou experiências e descobertas, consolidando sua identidade como pesquisadora. A colaboração com a universidade proporcionou acesso a novas perspectivas teóricas e metodológicas, fortalecendo a pesquisa na formação do professor alfabetizador. Os resultados revelaram que a pesquisa vai além de técnicas, buscando compreender o processo de ensino-aprendizagem.
Descargas
Citas
ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
ALVES, Rubem. Esquecer para saber. In: Folha de São Paulo, Cotidiano. São Paulo, 17/05/2011, p.39.
ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
DANTAS, Heloysa. Algumas contribuições da psicogenética de H. Wallon para a atividade educativa. Revista de educação da A. E. C., Brasília, 1994, v. 23, n º 91, abr/jun.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GOULART, Cecilia M. A. Perspectivas de alfabetização: lições da pesquisa e da prática pedagógica. Revista Raido, vol. 8, n º 16. Dourados: Universidade Federal da Grande Dourados, 2014, , julho/dezembro.
NÓVOA, António. Os lugares da teoria e os lugares da prática da profissionalidade docente. Revista Educação em Questão, v. 30, n.16, p.197-205,2007
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 13, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis: Vozes., 2002.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um Educando o profissional reflexivo novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
WALLON, Henri A evolução psicológica da criança São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZABALZA, Miguel Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZEICHNER, Kenneth. M.; LISTON, Daniel. P. Reflectiveteaching: an introduction. Mahwah, US:Lawrence Erlbaum, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.