Formação em ação: o papel da pesquisa no contexto do professor alfabetizador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.74262

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Professor Alfabetizador, Reflexão Crítica, Pesquisa docente

Resumo

Este texto, de caráter autobiográfico, narra a trajetória realizada por uma professora dos anos iniciais, com atuação no 1º ano da alfabetização. Desafiada a repensar sua prática pedagógica e dialogar com teorias educacionais, a professora buscou se tornar uma pesquisadora, refletindo sobre o papel da pesquisa em sua prática pedagógica. Sua jornada de transformação foi marcada pela inserção em grupos de estudos e em comunidades de prática, em que compartilhou experiências e descobertas, consolidando sua identidade como pesquisadora. A colaboração com a universidade proporcionou acesso a novas perspectivas teóricas e metodológicas, fortalecendo a pesquisa na formação do professor alfabetizador. Os resultados revelaram que a pesquisa vai além de técnicas, buscando compreender o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aira Suzana Ribeiro Martins, Colégio Pedro II

´ Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) , atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento, Estilística, Semiótica, Léxico, Ensino e Dialetação. É membro do Grupo SELEPROT de pesquisas na área de Semiótica, Leitura e Produção de Textos, coordenado pela Professora Doutora Darcilia Simões. Leciona no Ensino Fundamental e no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB) . É também supervisora do Programa de Residência Docente do mesmo colégio.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

ALVES, Rubem. Esquecer para saber. In: Folha de São Paulo, Cotidiano. São Paulo, 17/05/2011, p.39.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.

DANTAS, Heloysa. Algumas contribuições da psicogenética de H. Wallon para a atividade educativa. Revista de educação da A. E. C., Brasília, 1994, v. 23, n º 91, abr/jun.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GOULART, Cecilia M. A. Perspectivas de alfabetização: lições da pesquisa e da prática pedagógica. Revista Raido, vol. 8, n º 16. Dourados: Universidade Federal da Grande Dourados, 2014, , julho/dezembro.

NÓVOA, António. Os lugares da teoria e os lugares da prática da profissionalidade docente. Revista Educação em Questão, v. 30, n.16, p.197-205,2007

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 13, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis: Vozes., 2002.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um Educando o profissional reflexivo novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

WALLON, Henri A evolução psicológica da criança São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZABALZA, Miguel Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZEICHNER, Kenneth. M.; LISTON, Daniel. P. Reflectiveteaching: an introduction. Mahwah, US:Lawrence Erlbaum, 1996.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

DUARTE DE ANDRADE MALUF RESENDE, H.; SUZANA RIBEIRO MARTINS, A. Formação em ação: o papel da pesquisa no contexto do professor alfabetizador. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.74262. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74262. Acesso em: 2 jan. 2025.