A Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e a Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73225Palabras clave:
Alfabetização, Políticas Públicas, EJAResumen
Os diferentes entendimentos sobre a alfabetização de adultos ao longo da história da educação no Brasil e também no território catarinense é o pano de fundo deste estudo. Nesse cenário, o objetivo do presente artigo é analisar a atual Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (PAE SC) e suas possíveis implicações na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de uma abordagem qualitativa, desenvolve-se uma pesquisa documental com base na PAE SC e, para fins de complemento, realiza-se uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores que versam sobre a alfabetização de adultos. A análise aponta que o texto da política estadual contempla a EJA e enumera ações que alcançam a modalidade de ensino. Por fim, sugere-se uma nova pesquisa com a finalidade de verificar a efetividade das ações planejadas e a concretude da referida política estadual.
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