A Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73225

Palavras-chave:

Alfabetização, Políticas Públicas, EJA

Resumo

Os diferentes entendimentos sobre a alfabetização de adultos ao longo da história da educação no Brasil e também no território catarinense é o pano de fundo deste estudo. Nesse cenário, o objetivo do presente artigo é analisar a atual Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (PAE SC) e suas possíveis implicações na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de uma abordagem qualitativa, desenvolve-se uma pesquisa documental com base na PAE SC e, para fins de complemento, realiza-se uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores que versam sobre a alfabetização de adultos. A análise aponta que o texto da política estadual contempla a EJA e enumera ações que alcançam a modalidade de ensino. Por fim, sugere-se uma nova pesquisa com a finalidade de verificar a efetividade das ações planejadas e a concretude da referida política estadual.

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

MAFRA, L.; WOLFF PAIM, M. M. A Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e a Educação de Jovens e Adultos. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73225. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73225. Acesso em: 15 jan. 2025.

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