THE SUPERVISED INTERNSHIP IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION AS A TRAINING AND CONSTRUCTION SPACE OF TEACHING KNOWLEDGE

Autores/as

  • Mesaque Silva Correia Universidade Federal do Piauí
  • Bruna Gabriela Marques Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.71343

Palabras clave:

Educación Física Escolar, Prácticas supervisadas, Práctica Pedagógica, Formación inicial

Resumen

Este estudo objetivou investigar como ocorre o processo de tornar-se professor no Estágio Supervisionado. Para tanto, adotamos a pesquisa qualitativa-narrativa, por proporcionar a compreensão dos sujeitos sobre a temática pesquisada e por ser a mais adequada ao nosso objeto de estudo. Para a produção de dados utilizamos o memorial de formação, pois este permite ao escritor do memorial reencontrar e analisar experiências e vivências relacionadas à sua vivência estudantil na academia e como professor na experiência do Estágio Supervisionado. Para a realização da pesquisa foi escolhido o curso de Educação Física. O memorial foi aplicado com 4 (quatro) alunos do curso de Educação Física que estavam regularmente matriculados na disciplina Estágio Supervisionado IV. Os dados coletados foram classificados em quatro eixos temáticos. Concluimos que os alunos concebem a relação entre formação acadêmica e estágio supervisionado como um elemento fundamental para a formação do professor, que a  formação acadêmica permite ainda ao aluno ter uma fundamentação teórica que o oriente a refletir, construir e reconstruir conhecimentos e métodos de ensino necessários à atuação docente na regência de classe, no Estágio Supervisionado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí

Sou Licenciado pleno en Educación Física (CEAP); Especialista en Educación Física Escolar (IBAESP); Maestro y Doctor en Educación Física (USJT). Possuo ainda graduação em Pedagogia (IESAP) e Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (UNIFAP). Actualmente curso de especialización en Pedagogia da Cultura Corporal en la Universidade Estadual do Pará - UEPA y Doutorado en Educação en la Universidade Federal do Pará - (UFPA). Atuo como profesor adjunto de la Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado en el Departamento de Métodos y Técnicas de Ensino (DMTE). Ao longo dos anos tenho investido gran parte de minhas atividades em questões related a Educação do Corpo, Gênero, Diversidade e Sexualidade Humana. Milito pelo lucha contra la discriminación de las personas LGBTQIAP+ y la promoción de sus derechos sin sentido de igualdad/diferencia plena. Tenho-o feito no âmbito científico e acadêmico como profesor/pesquisador, no âmbito cívico, enquanto ativista e influenciador da população LGBTQIAP+. Como profesor y pesquisador volto minhas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas em Saúde, Estudos Sociais e Educação Física Escolar. No campo da Saúde os estudos que conduzo dirigem-se, especialmente para área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação Popular e Saúde Comunitária, atuando principalmente los siguientes temas: procesos educativos, educação popular, educação popular em saúde, atenção primária à saúde, formación y atuação de profesores para atuarem na Educação Básica. Dedico-me también a investigar programas de intervención pública en salud para la población LGBTQIAP+, en perspectiva dos Ideários da Promoção em Saúde e na Educação para Autonomia. Na área da Educação Física Escolar propone intervenciones y proyectos de investigación na área de formación e atuação de profesores, asim como proponho o desenvolvimento de prácticas corporativas por meio de una Pedagogia do Corpo Oprimido. O lócus dessas investigações tem sido as Instituições de Ensino públicas e privadas do Estado do Piauí. Coordeno del Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Educação Física Escolar (GEPEEFE/UFPI/CNPq). Sou miembro del Observatório do Corpo (OBCORPO/UFPI/CNPq). Sou estudioso do legado Freireano e Marxista.

Bruna Gabriela Marques , Universidade São Judas Tadeu

PESSOA FÍSICA Bruna Gabriela Marques MONITORAR NOME REMOVER INFORMAÇÕES EDITAR Processando...× ATUALIZAR LATTES COMPARTILHAR

Possui Doutorado, Mestrado (2012), Bacharelado (2009) e Licenciatura (2011) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-USJ. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Educação Física na USJ e pesquisadora do Instituto Anima. Na extensão coordena o Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJ. Tem experiência na área de Educação física atuando, principalmente com envelhecimento, saúde pública, educação popular em saúde e Photovoice. Na pós-graduação atua nas linhas: Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e Promoção e Prevenção em Saúde. Campos de Orientação: desenvolve estudos referentes à Educação Física, Educação, Envelhecimento e Pesquisas participativas e colaborativas. Docente colaboradora do Programa de Ciências do envelhecimento na linha: Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior (GREPES) que discute questões relacionadas a Educação Física para idosos e a Promoção da Saúde, bem como os conceitos de empowerment e autonomia relacionados à prática de atividades físicas.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou (org.). Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. Discorpo, São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.

BRACHT, Valter. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M. Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.

BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 4. ed. São Paulo: Unijuí, 2014.

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal do jogo. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2007.

BRITO, Claudio de Alcantara. O estágio supervisionado como campo de formação e construção do conhecimento. Curitiba: Editora CRV, 2006.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michel. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

CORREIA, Mesaque Silva. O estágio supervisionado como lugar de fala do licenciando em Educação Física: narrativas de aprendizagens. Teresina: EDUFPI, 2019.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. 7. ed. Campinas: Papirus, 2013.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SILVA, Sidinei Pithan. Educação física crítica em perspectiva democrática e republicana. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.95771.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREITAS, Maria Teresa Menezes; FIORENTINI, Dario. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, n. 1, p. 63-71, jan./jun. 2007.

FURTADO, Renan Santos; MONTEIRO, Elaine Cristina Pinheiro. Educação Física no ensino remoto: contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 16, n. 2, p. 249-274, 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.30.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2015.

HERMANNS, H. Narratives interview. In: FLICK, Uwe et al. (ed.). Handbuch qualitative sozialforschung. 2. ed. Munich: Psychologie Verlags Union, 1995. p. 182-185.

LIMA. Adão Martins. O estágio supervisionado e as possibilidades de construção dos saberes da prática. Teresina: EDUFPI, 2004.

MORA, Ana María Sánchez. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade discente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; GENDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Lázara Cristina; MIRANDA, Maria Irene (org.). Estágio supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara: Junqueira & Marin; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Publicado

2024-04-27

Cómo citar

SILVA CORREIA, M.; GABRIELA MARQUES , B. THE SUPERVISED INTERNSHIP IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION AS A TRAINING AND CONSTRUCTION SPACE OF TEACHING KNOWLEDGE. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.71343. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/71343. Acesso em: 22 jul. 2024.