THE SUPERVISED INTERNSHIP IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION AS A TRAINING AND CONSTRUCTION SPACE OF TEACHING KNOWLEDGE
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.71343Palabras clave:
Educación Física Escolar, Prácticas supervisadas, Práctica Pedagógica, Formación inicialResumen
Este estudo objetivou investigar como ocorre o processo de tornar-se professor no Estágio Supervisionado. Para tanto, adotamos a pesquisa qualitativa-narrativa, por proporcionar a compreensão dos sujeitos sobre a temática pesquisada e por ser a mais adequada ao nosso objeto de estudo. Para a produção de dados utilizamos o memorial de formação, pois este permite ao escritor do memorial reencontrar e analisar experiências e vivências relacionadas à sua vivência estudantil na academia e como professor na experiência do Estágio Supervisionado. Para a realização da pesquisa foi escolhido o curso de Educação Física. O memorial foi aplicado com 4 (quatro) alunos do curso de Educação Física que estavam regularmente matriculados na disciplina Estágio Supervisionado IV. Os dados coletados foram classificados em quatro eixos temáticos. Concluimos que os alunos concebem a relação entre formação acadêmica e estágio supervisionado como um elemento fundamental para a formação do professor, que a formação acadêmica permite ainda ao aluno ter uma fundamentação teórica que o oriente a refletir, construir e reconstruir conhecimentos e métodos de ensino necessários à atuação docente na regência de classe, no Estágio Supervisionado.
Descargas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou (org.). Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. Discorpo, São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.
BRACHT, Valter. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JÚNIOR, M. Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.
BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 4. ed. São Paulo: Unijuí, 2014.
BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal do jogo. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2007.
BRITO, Claudio de Alcantara. O estágio supervisionado como campo de formação e construção do conhecimento. Curitiba: Editora CRV, 2006.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michel. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
CORREIA, Mesaque Silva. O estágio supervisionado como lugar de fala do licenciando em Educação Física: narrativas de aprendizagens. Teresina: EDUFPI, 2019.
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. 7. ed. Campinas: Papirus, 2013.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; SILVA, Sidinei Pithan. Educação física crítica em perspectiva democrática e republicana. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.95771.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREITAS, Maria Teresa Menezes; FIORENTINI, Dario. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, n. 1, p. 63-71, jan./jun. 2007.
FURTADO, Renan Santos; MONTEIRO, Elaine Cristina Pinheiro. Educação Física no ensino remoto: contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 16, n. 2, p. 249-274, 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.30.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2015.
HERMANNS, H. Narratives interview. In: FLICK, Uwe et al. (ed.). Handbuch qualitative sozialforschung. 2. ed. Munich: Psychologie Verlags Union, 1995. p. 182-185.
LIMA. Adão Martins. O estágio supervisionado e as possibilidades de construção dos saberes da prática. Teresina: EDUFPI, 2004.
MORA, Ana María Sánchez. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade discente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido; GENDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Lázara Cristina; MIRANDA, Maria Irene (org.). Estágio supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara: Junqueira & Marin; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.