Uma Nova Prática Pedagógica surge a partir da Mediação:

o Diálogo Transforma Divergência em Aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.2.66517

Palabras clave:

Prática pedagógica; Aprendizagem; Conflito; Mediação; Interdisciplinar;

Resumen

 Uma nova prática pedagógica surge a partir da mediação: o diálogo transforma divergência em aprendizagem, é uma proposta interdisciplinar provocada do exercício dialógico como método subsidiário de tratamento dos conflitos provenientes do convívio escolar. O objetivo desse artigo propõe uma transformação cultural nas práticas pedagógicas, empregando uma metodologia renovada atinente as técnicas. Utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, interdisciplinar e qualitativa, de abordagem do conflito, que venha pacificar a violência no âmbito escolar. Para dar conta da temática proposta, faz–se uma reflexão a qual vem conjugar fontes de saberes múltiplos: Gadotti (2004); Nunes (2019); Freire (2011); Delfino (2017); Chrispino; Almeida (2016; Síveres; Lucena, (2019); e Legislação. São fontes necessárias para discussão dessa temática, que é de grande relevância acadêmica e social. O presente artigo traz à discussão temas que serão divididos em três sessões. A primeira apresenta Cenário conflitante: oportunidade de aprendizagem; a segunda aborda o Diálogo na e da escola: ultrapassa os muros escolares; e a terceira propõe Mediação de conflitos e prática dialógica. Os resultados dessa pesquisa mostram a necessidade da criação de espaços para práticas, onde possa haver escuta e diálogo educativo como alternativa, para a pacificação de conflito na escola contemporânea.

 

 

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Biografía del autor/a

MARIA BERNADETE DE SOUSA CARVALHO MONTE, Faculdade Unida de Vitória,

Mestra em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória/ES. Possui Graduação em Direito pela Christus Faculdade do Piaui-CHRISFAPI. Pós Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Piaui-UESPI. Graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Pós Graduação em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes- UCAM. Atualmente é Advogada escrita na Ordem dos Advogados do Brasil nº 13932. Professora -SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ E PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACURUCA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.

DARIELY DE CARVALHO MONTE AMARAL, CHRISFAPI

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, possui MBA-Administração Acadêmica e Universitária pela Faculdade dos Pinhais,pós graduação em SUPERVISÃO ESCOLAR pela Universidade Cândido Mendes,graduada em NORMAL SUPERIOR pela Universidade Estadual do Piauí (2004). Cursando Administração pela Faculdade Unicesumar.Atualmente é ativo - UNIDADE ESCOLAR CHRISTUS como Coordenadora de Educação Infantil .Secretária Acadêmica, Procuradora Institucional, Membro do Conselho Diretor e Membro do Núcleo de Apoio Pedagógico - CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando como Secretária Acadêmica e Coordenadora .

 

LUANA DA CUNHA LOPES, Faculdade Unida de Vitória

Mestra em Ciências das Religiões na FACULDADE UNIDA (2021).Possui graduação em FORMAÇÃO PARA O ENSINO RELIGIOSO pelo CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO ESTADO DO MARANHÃO (2010) e graduação em BACHARELADO EM DIREITO - CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ (2011). Atualmente é professora - CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ desde 2014 e professor da PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPIRI desde 2012. Especialista em Docência Superior (2014) e Direito Penal e Processo Penal (2018) pela CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ. Advogada OAB/PI 9152. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Processo Civil, Direito e Processo do Trabalho e na Prática Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações contratuais, acesso à justiça, efetividade jurídica, direito processual e prática jurídica.

Citas

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Publicado

2022-11-22

Cómo citar

DE SOUSA CARVALHO MONTE, M. B.; DE CARVALHO MONTE AMARAL, D.; DA CUNHA LOPES, L. Uma Nova Prática Pedagógica surge a partir da Mediação: : o Diálogo Transforma Divergência em Aprendizagem. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 1–16, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.2.66517. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/66517. Acesso em: 25 nov. 2024.