Educando em tempos de pandemia

imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59194

Palabras clave:

Pandemia, Modernidade, Humanismo, Educação

Resumen

Neste artigo, arriscamo-nos a ler a atualidade a partir de imagens que foram publicadas nas mídias sociais durante a crise da pandemia. Por meio de questionamentos das linhas abissais (SOUSA SANTOS, 2007) imbuídas e naturalizadas pelos projetos da Modernidade e do Humanismo, o artigo discute de que maneiras a natureza invadiu, em meio à pandemia, o “lado de cá” das linhas abissais modernas. A terceira seção explora o vírus não democrático, problematizando as linhas abissais das diferenças sociais de classe para na seguinte complexificar as linhas abissais entre a supremacia branca e o genocídio negro, demonstrando que não superamos essa crise histórica da humanidade. A seção cinco investiga as linhas abissais entre o acesso à educação e a perpetuação de um projeto de educação que firma a negação de sua existência. Nas considerações finais, explicamos as razões que nos levam a conceber essas imagens como micropolíticas processuais que têm o potencial de construir “novos modos de subjetividade” (GUATTARI; ROLNIK, 1996, p, 30) e advogamos por uma pedagogia de letramento visual e suas micropolíticas e por uma virada epistêmica nas noções de “crise”.

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Biografía del autor/a

Souzana Mizan, Universidade Federal de São Paulo

Souzana Mizan é professora adjunta de graduação na área de Língua Inglesa e suas Literaturas do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Possui graduação em Educação e Letras - Grego da Universidade de Tel-Aviv (1992), mestrado (2005), Doutorado (2011) e pós-doutorado (2016) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Participa do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura eTecnologia, sediado na USP e liderado pelos Professores Doutores Lynn Mario Trindade Menezes de Souza e Walkyria Monte Mór. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação linguística, letramentos (visual, crítico, digital), multimodalidade, pedagogia crítica e epistemologias do Sul Global.

Daniel Ferraz, Universidade de São Paulo

Daniel Ferraz é pós-doutor pela Universidade de São Paulo, com pesquisa focalizada em educação em língua inglesa. Possui Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2012) focalizado na educação de língua inglesa e novas tecnologias. Parte da pesquisa de doutorado foi realizada na Universidade de Manitoba ? Canadá por meio do programa de doutorado sanduíche da CAPES. Possui Mestrado em Letras Inglês na área de Letramento Visual pela Universidade de São Paulo (2006) e Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas dos novos letramentos, novas tecnologias e critical and visual literacies e tem publicado artigos e capítulos de livros nas áreas mencionadas.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação de língua inglesa, novos letramentos, letramento visual, letramento crítico, língua e cultura. É professor do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. É docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2021-06-24

Cómo citar

MIZAN, S.; FERRAZ, D. Educando em tempos de pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 284–311, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59194. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59194. Acesso em: 22 nov. 2024.