A importância da poesia no desenvolvimento psíquico do estudante de nível médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.2.43278Palabras clave:
Ensino Médio, Poesia, MediaçãoResumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da poesia no desenvolvimento psíquico superior dos estudantes do ensino médio. Por meio de um levantamento bibliogr,áfico é realizada uma reflexão sobre a importância do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem e como a poesia é uma ferramenta importante para o desenvolvimento do estudante. As reflexões são norteadas por Calkins (1989), Bakhtin(2014), Leontiev(2014), Luria(1979,1996), Perrotti(1986) e Vygotsky (2007,2010). Posteriormente, é apresentada uma experiência em sala de aula do curso técnico de Eletroeletrônica do IFCE. Os estudantes sentiram-se motivados para a escrita de um discurso polifônico, aberto e multidirecionado que é a poesia. Compartilharam suas experiências, sentimentos e valores.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 16 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
CALKINS, L. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
CALKINS, L. The Art of teaching reading. New York: Addison Wesley Longman, 2001.
CALKINS, L. A Guide to the Writing Workshop.Portsmouth: Firsthand, 2006.
DIETZCH, M., J, M; SILVA, M, A. S. S. Intinerantes e itinerários na busca da palavra. Cad. Pesq, São Paulo, n. 88, p.55-63, fev. 1994.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do Psiquismo. São Paulo: Centauro, 2014.
LURIA, A, R. Curso de Psicologia Geral, Vol I, 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1991.
LURIA, A, R. Desenvolvimento Cognitivo, 7 ed. São Paulo: Ícone, 2013.
MILLER, D. Reading with Meaning. 2 ed, United States of America: Stenhouse Publishers, 2013.
PERROTTI, E. O texto sedutor na literatura infantil, São Paulo: Ícone, 1986.
VYGOTSKY, L, S. Pensamento e Linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins fontes, 1999.
VYGOTSKY, L, S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L, S. Imaginação e criatividade na infância, São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.