DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONSTRUINDO A IDENTIDADE E ROMPENDO O PRECONCEITO ATRAVÉS DA LUDICIDADE

Autores/as

  • Jozaene Maximiano Figueira Alves Faria
  • Fernanda Pereira da Silva Andrade ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.42-50

Palabras clave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumen

Na Educação Infantil é fundamental incorporarmos ao cotidiano escolar atividades práticas que levam a diversidade cultural. É um trabalho contínuo e sistemático, que requer um olhar especial do educador no sentido de acompanhar os alunos em suas necessidades e capacidades, explorando as situações que surgem no contexto escolar de forma positiva. Trabalhar a diversidade por meio do jogo de faz-de-conta utilizando bonecos com diferentes características e a inversão de papéis sociais; (profissões, membros da família), abordando as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente, com o objetivo de combater bullying, oportunizando vivências significativas, integrando as áreas do conhecimento, e realizar um trabalho sistemático de conscientização e combate ao preconceito. O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas que envolvem a construção de uma imagem positiva de si e dos outros, através de alguns projetos desenvolvidos na EMEI Zacarias Pereira da Silva, com crianças de 0 a 3 anos de idade, tendo como metodologia: contação de histórias, pintura de telas, exploração de estampas de tecidos, jogos, brincadeiras, danças e contos de origem africana e afro-brasileira.

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Publicado

2018-04-28

Cómo citar

FARIA, J. M. F. A.; ANDRADE, F. P. da S. DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO A IDENTIDADE E ROMPENDO O PRECONCEITO ATRAVÉS DA LUDICIDADE. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 42–50, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.42-50. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41923. Acesso em: 5 nov. 2024.

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