FOLCLORE BRASILEIRO NOS QUADRINHOS: COMUNICAÇÃO E O USO DA ILUSTRAÇÃO COMO MEIO DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/ot2016axixn1.54-70Palabras clave:
Cultura Brasileira, Ilustrações e Comunicação, Rede Integrada e Oficina de personagensResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um Projeto de Pesquisa desenvolvido com crianças de idades entre 6 a 12 anos da Escola Integral e Municipal EMPEV sobre a cultura brasileira, por meio de oficinas de ilustrações de personagens. Nessas oficinas, professores da UEMG e alunos da EMPEV discutiram sobre o folclore brasileiro e criaram seus personagens com base nas informações e ilustrações dadas. Verificamos que a ilustração facilita o aprendizado infantil e aumenta o interesse e a curiosidade das crianças pelo conhecimento cultural, além de aproximar e incentivar alunos do Ensino Superior a participar e comunicar suas experiências acadêmicas com alunos do Ensino Fundamental.
Descargas
Citas
CASCUDO, L. da C. Antologia do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, v.1, 2002.
FERREIRA, R. C.; FALEIRO, H. T.; SOUZA, R. F. Desenho Técnico. Apostila de Circulação interna da Escola de Agronomia e Eng. de Alimentos da Universidade Federal de Goiás. Goiânia: UFG, 2008.
GONZALES, A. N. A.. Conte outra Vez: lendas do Folclore Brasileiro. [Ilustrações Samuel Gustavo Pires]. – 2 ed. Campinas: 3S Projetos, Ministério da Cultura, 2010.
RASLAN, Eliane Meire Soares; CURVO, Silvestre Rondon. Oficina de Quadrinhos para Escola Municipal e Integrada EMPEV de Belo Horizonte. Oficinas ofertadas pela Escola de Design da UEMG para Escola Municipal e Integrada EMPEV entre Maio a Novembro de 2013. Belo Horizonte, UEMG, 2013.
SALEMO, S. Viagem pelo Brasil: em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SOUSA, M. de. Turma da Mônica: Folclore Brasileiro. São Paulo: Girassol, 8º edição, 2009.
TOSETTO, Ana Paula. Percepção visual e háptica de comprimentos de linha apresentados em diferentes formas. Mestrado. Departamento de Psicologia e Educação. São Paulo, Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2005.
VILELA, M. T. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. Dissertação (mestrado em Educação) – Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: USP, 2012.
Sítios consultados:
<http://www.vamoslerjornaldamanha.com.br/livraria/CamposGeraisEmQuadrinhos/CGQ-N18-Folclore-Brasileiro.pdf> Acesso em mar.2013.
Pedagogiando. Folclore. 16/08/2010. <http://pedagogiadaservi.blogspot.com.br/2010/08/folclore.html> Acesso: 01 novembro 2013.
<http://www.dicio.com.br/carranca/> Acesso em: 01 novembro de 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.