Estratégias de Educação Ambiental para a valorização da avifauna: relato de experiência

Authors

  • Marcelo Alves Ranuzi Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanessa Fonseca Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Celine de Melo

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.72122

Abstract

A Educação Ambiental é um processo de conscientização que busca reduzir os impactos ambientais resultantes da atividade humana, ao mesmo tempo em que promove a criticidade em relação às questões socioambientais. Com o aumento dos problemas ambientais, torna-se cada vez mais necessário que essas mudanças ocorram no processo de formação dos indivíduos, particularmente nos anos iniciais de ensino. Nesse contexto, objetivou-se analisar a participação dos estudantes ao longo de uma proposta didática que estimulasse a alfabetização científica utilizando as aves como tema central. Os dados, provenientes dos questionários pré e pós-teste, que abordaram temas como conhecimento sobre aves, percepção das questões socioambientais e atitudes em relação ao meio ambiente, juntamente com os registros dos diários de bordo, foram analisados qualitativa e quantitativamente. Ao comparar o desempenho dos estudantes no pré e pós-teste, observou-se um aumento significativo (Z = 2,66; p = 0,008). Os resultados indicam que os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre as aves e desenvolveram uma maior sensibilização em relação às questões socioambientais, demonstrando a eficiência do uso de elementos interessantes, como as aves, para a integração do ensino/aprendizagem da Educação Ambiental.

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Published

2024-04-18

How to Cite

ALVES RANUZI BORGES, M.; FONSECA GONÇALVES, V.; DE MELO, C. Estratégias de Educação Ambiental para a valorização da avifauna: relato de experiência. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.72122. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72122. Acesso em: 22 jul. 2024.

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