SCHOOL CURRICULUM IN PANDEMIC TIMES: IMPLICATIONS AND CHALLENGES

implicações e desafios

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.59616

Keywords:

Currículo escolar, Pandemia, Educação, Covid-19

Abstract

Society has undergone several changes in all occupations due to the COVID-19 pandemic. The daily life changed quickly with the arrival of new practices in education. Given this, the article aims to discuss how the school curriculum can be developed during the pandemic. The research is exploratory and with a quantitative approach and the application of a questionnaire through Google forms with teachers of Early Childhood Education to teachers of Higher Education in the city of Natal. The research findings showed that there were impacts and many challenges in the school routine worldwide and that it was necessary to create educational contexts and teaching-learning proposals, in an attempt to follow up on the school curriculum, even if in a remote way, we found that there was a search for the realization of the right to education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

ROBSON JOSÉ DE MOURA SILVA, FASCIDRO

Mestrado em Ciências da Educação (ISCECAP). Graduando em Pedagogia (Centro Universitário Facvest). Pós-graduado em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico (UGF). Licenciado em Educação Física (UERN). Estudioso das áreas de Gestão Escolar, Políticas Públicas Educacionais com curso de Formação em Gestão Escolar oferecido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte e curso de Assistente Administrativo oferecido pela Fundação Bradesco de Natal/RN e Práticas Pedagógicas da Educação Física. Domina o Inglês Básico/Intermediário (MINDS ENGLISH SCHOOL). Professor de Judô (3º DAN).

GERALDO PAIVA RODRIGUES

Mestre em ciência da educação. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002), graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor de Língua Inglesa da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira no Município de Guamaré e das Escolas Municipais Amadeu Araújo e José do Patrocínio no Município de Natal . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa.

References

APOLINÁRIO, F. Metodologia da filosofia e prática da pesquisa. 2.ed.- São Paulo: Cengage Learding, 2012.

BORSTEL, V. V.; FIORENTIN, M. J.; MAYER, L. Educação em tempos de pandemia: constatações da coordenadoria regional de educação de Itapiranga. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs). Desafios da educação em tempos de pandemia. – Cruz Alta: Ilustração, 2020.

BRASIL. Nota técnica - ensino a distância na educação básica frente à pandemia da Covid-19 (2020). Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf Acesso em: 17 set. 2020.

BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

CIFUENTES-FAURA, J. Consecuencias en los niños del cierre de escuelas por Covid– 19: el papel del gobierno, profesores y padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, Madrid, v. 9, n. 3e, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12216/12089. Acesso em: 10 de agosto de 2020.

DIAS, É; PINTO F. C. F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. vol.28 no.108 Rio de Janeiro Jul./Sept. 2020. Epub July 06,

Disponível em https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001 Acesso em 20 de agosto de 2020.

ESTÉVEZ, A. El zoomismo y el disciplinamiento para la inmovilidad productiva. Nexos. Cidade do México, 6 de abr. 2020. Nexos Crisis ambiental. Disponível em:

https://medioambiente.nexos.com.mx/?p=277

FUSCHS, C.; SCHUTZ, J. A. Pensar a (im)possibilidade da escola em tempos de pandemia: reflexões à luz de Masschelein e Simons. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs). Desafios da educação em tempos de pandemia. – Cruz Alta: Ilustração, p. 69-85, 2020.

GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

HACKENHAAR A. de S.; GRANDI, D. Breves reflexões acerca da educação local durante a pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs). Desafios da educação em tempos de pandemia. – Cruz Alta: Ilustração, p.55-67, 2020.

KRUPPA, S. M. P.; MENDONÇA, F.; JUNIOR, K. G. de S.;

SIMÃO, M. C. MANGANOTTE, M. B. Educação na Pandemia. Universidade de São Paulo (2020). Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/educacao-na-pandemia.pdf Acesso em: 18 set. 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. [Recurso eletrônico].

MELO, E. S. do N.; SANTOS, C. R. dos. A formação continuada de professores(as) no brasil: do século XX ao século XXI. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.11 – 2020, p.88-104. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3269

MORIN, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2007.

MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; PACHECO, J. A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016197, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://medioambiente.nexos.com.mx/?p=277.

Sites consultados/visitados

https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/13507-fnde-j%C3%A1-liberou-mais-de-r$-720-milh%C3%B5es-direto-para-escolas-p%C3%BAblicas-na-pandemia

https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf Acesso em: 17 set.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

https://brasil.un.org/

Published

2021-06-24

How to Cite

DE MOURA SILVA, R. J.; DE OLIVEIRA, H.; PAIVA RODRIGUES, G. . SCHOOL CURRICULUM IN PANDEMIC TIMES: IMPLICATIONS AND CHALLENGES: implicações e desafios. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 350–372, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.59616. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59616. Acesso em: 22 nov. 2024.