Ensino remoto na Educação de Jovens e Adultos brasileira em tempos de pandemia

propostas pedagógicas emergentes nas humanidades

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.58115

Keywords:

Young and Adult Education., Remote teaching, Humanities., Interdisciplinarity., Pedagogical innovation

Abstract

In this paper, we present the pedagogical proposals in the Humanities field for the Young and Adult Education (in Portuguese, “Educação de Jovens e Adultos” - EJA), performed in a Brazilian public school, as well as the adaptations we made to maintain the scholar bond in pandemical times. We seek to answer the question about what can the Humanities in EJA, in general, and during the sanitary crisis that we are experiencing, always marked out by the EJA historical in Brazil and by our school’s pedagogical project. Supported by pertinent literature, we share our innovative pedagogical practice developed remotely, which point to emerging themes from the contemporary world and to the curricular interdisciplinary integration. Regarding the changes imposed by the pandemic to education, we reaffirm the emancipatory potential of an education turned to citizenship

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Katiuci Pavei, UFRGS _ CAp

Mestre em Educação pela UFRGS, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Sociologia)

References

ASTOLFI, J. P. El aprendizaje de conceptos científicos: aspectos epistemológicos, cognitivos y linguísticos. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 6, n. 2. p. 147-155, 1988.

BENVENUTI, J. Letramento, Leitura e Literatura no Ensino Médio da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: uma proposta curricular. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012. 392 f.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://constituicao.stf.jus.br/. Acesso em: 01 ago. 2018.

BRASIL, Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 ago. 2018.

BRASIL. CNE/CEB. Parecer CNE/CEB 11/2000, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial da União de 9/6/2000, Seção 1e, p. 15. (a)

BRASIL. CNE/CEB. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf .Acesso em: 01 ago. 2000 (b)

BRASIL. IBGE Pesquisa Nacional por Amostra De Domicílios PNAD contínua. Educação 2019. Brasília, 15 jul. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 28 set. 2020.

BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios COVID19 _PNAD COVID19. Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/. Acesso em: 28 set. 2020.

BRASIL. MEC/INEP. MEC/INEP. Censo escolar 2018: notas estatísticas. Brasília, 2018. Disponível em: www.educacenso.inep.gov.br/censobasico/. Acesso em: 14 maio 2019.

BRASIL. MEC/INEP. Censo escolar 2019: resultados e resumos. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 28 de set. de 2020.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 959, de 27 de setembro de 2013. Estabelece as diretrizes e normas gerais para o funcionamento dos Colégios de Aplicação vinculados às Universidades Federais, pelos Estatutos de suas respectivas Universidades e por seus Regimentos próprios. DOU de 30/09/2013 (nº 189, Seção 1, pág. 9). Disponível em: https://ndi.ufsc.br/files/2013/10/Portaria-959-de-27-de-setembro-de-2013.pdf. Acesso em: 26 nov. de 2019.

CAVALCANTI, L. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana. Campinas: Papirus, 2008.

COELHO, S. M. et al. Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 122-49, ago. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6770/6239. Acesso em: 09 set. 2020.

CONSELHO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO. Ofício CONDICAp Nº 07 /2013. Goiânia, 6 jul. 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Tabela de Áreas do Conhecimento. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/TabelaAreasConhecimento_072012_atualizada_2017_v2.pdf Acesso em: 09 set. 2019.

HADDAD, S. Relatório preliminar de pesquisa: a situação da educação de jovens e adultos no Brasil. São Paulo: Mimeo, 2006.

PAULA, C. Q. de ; ROSSATO, M. S. ; FONTANA, C. . Contextos inter e transdisciplinares de ensino de geografia para a compreensão do território usado. Cadernos de Geografia, v. 38, p. 87-98, 2019. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/cadernosgeografia/article/download/38_2/5035/23714. Acesso em: 19 de maio 2021.

PAVEI, K. Múltiplos lugares da Sociologia na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: Cristiano das Neves Bodart; Roniel Sampaio-Silva. (Org.). O Ensino de Sociologia no Brasil. 1 ed. Maceió: Café com Sociologia, 2019, v. 2, p. 155-178.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I. CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3a Edição. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

ROSSATO, M. S.; SUERTEGARAY, D. M. A. A pesquisa no ensino de Geografia como possibilidade de diálogos trans e interdisciplinares. Geografia Ensino e Pesquisa, 18(2), 57-76, 2014. Disponível em http://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/11033/pdf. Acesso em: 28 de set. de 2020.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia e Interdisciplinaridade. Espaço geográfico: interface natureza e sociedade. Geosul, 18, 43 – 54, 2003. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/13601. Acesso em: 28 de set. de 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. COLÉGIO DE APLICAÇÃO. UFRGS/CAp. Projeto da Equipe da Educação de Jovens e Adultos do Colégio de Aplicação da UFRGS. Porto Alegre, 2019. 33p.

VITAL JUNIOR, R.R. A interdisciplinaridade na educação de jovens e adultos. Ciências e Letras (Porto Alegre), v. 40, p. 98-111, 2006.

Published

2021-06-27

How to Cite

PAVEI, K.; SUERTEGARAY ROSSATO , M.; LIZ VOGT DE OLIVEIRA, R. Ensino remoto na Educação de Jovens e Adultos brasileira em tempos de pandemia: propostas pedagógicas emergentes nas humanidades. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 795–808, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.58115. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/58115. Acesso em: 25 nov. 2024.