O PROJETO E DISCIPLINA PQV-AE (PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA COM AMOR-EXIGENTE): 10 ANOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUMBIARA, GOIÁS

Authors

  • Juliano Guerra Rocha Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO
  • Ana Maria de Miranda Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO
  • Tânia Regina Martins e Sousa Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.82-93

Keywords:

Projetos de prevenção, Qualidade de vida, Temas Transversais, Práticas Pedagógicas

Abstract

Este relato tem por objetivo compartilhar a experiência de uma década da Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO, que implantou em 2008, o projeto Prevenção e Qualidade de Vida com Amor-Exigente (PQV-AE). Partindo da necessidade de abordar os temas transversais em sala de aula, sobretudo, as temáticas relacionadas à igualdade, solidariedade, direitos, sexualidade, cultura de paz, drogas, dentre outras, esse projeto transformou-se numa disciplina ministrada semanalmente, com carga horária de 1 hora/aula, nas turmas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino do referido município. A proposta tem como princípio a prevenção como caminho para uma melhor saúde e qualidade de vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliano Guerra Rocha, Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO

Professor da Prefeitura de Itumbiara/GO e Secretaria de Estado de Educação de Goiás.

Ana Maria de Miranda, Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO

Professora da Prefeitura de Itumbiara/GO e tutora externa no Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi.

Tânia Regina Martins e Sousa, Secretaria Municipal da Educação de Itumbiara/GO

Professora da Prefeitura de Itumbiara/GO e Secretaria de Estado de Educação de Goiás.

References

ARCARI, Caroline. Guia do professor: educação sexual para crianças de 0 a 10 anos.Disponível em: <http://www.edusex.com.br/guias.php>. Acessoem: 27/12/2017.

BRASIL. SENAD –SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS. V Levantamento Nacional sobre o consumo de drogas psicotrópicas entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras. 2008. Disponível em: <http://www.cebrid.com.br/wp-content/uploads/2004/04/V-Levantamento-Nacional-sobre-o-Consumo-de-Drogas-Psicotr%C3%B3picas-entre-Estudantes-do-Ensino-Fundamental-e-M%C3%A9dio-da-Rede-P%C3%BAblica-de-Ensino-nas-27-Capit ais-Brasileiras-2004.pdf>. Acesso em: 25/05/2009.

BRASIL. Um guia para utilização em sala de aula:Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Brasília: MEC, 2010.

IBGE –INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 20/01/2011.

MENEZES, Mara Silvia Carvalho de.Prevenção com Amor Exigente:antes que coisas ruins aconteçam. 2ª edição.São Paulo: Loyola, 2007.

RIBEIRO, Marcos. Conversando com seu filho sobre sexo.São Paulo: Academia de Inteligência. 2009.

RIBEIRO, Paulo Renes Marçal. Educação sexual:além da informação. São Paulo: EPU, 1990.

Published

2019-01-05

How to Cite

ROCHA, J. G.; MIRANDA, A. M. de; SOUSA, T. R. M. e. O PROJETO E DISCIPLINA PQV-AE (PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA COM AMOR-EXIGENTE): 10 ANOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUMBIARA, GOIÁS. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 82–93, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.2.82-93. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41597. Acesso em: 22 nov. 2024.