UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO: O ENSINO DE FUNÇÕES E O GEOGEGRA

Autores

  • Anielle Glória Vaz Coelho Universidade Federal de Uberlândia Autor
  • Lara Martins Martins Barbosa Universidade Federal de Uberlândia Autor
  • Maria Teresa Menezes Freitas Universidade Federal de Uberlândia Autor
  • Ana Maria Amarillo Bertone Autor

Resumo

Neste relato de experiência será apresentada uma situação de ensino e aprendizagem vivenciada durante o período de estágio, vinculado ao componente curricular denominado Estágio Supervisionado III, integrante do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. A proposta foi desenvolvida em uma escola estadual, na cidade de Uberlândia - MG, com seis alunos de turmas do Ensino Médio. A atividade experimental aconteceu durante um minicurso que se caracterizava como um complemento de atividades regulares da escola. Dentre os conteúdos abordados destaca-se neste texto a função polinomial do primeiro grau que oportunizou momentos de investigação e utilização do software GeoGebra. Um dos objetivos da proposta ressalta a necessidade de motivar e despertar o interesse e a participação dos estudantes no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, salienta-se a importância de se utilizar diferentes metodologias de ensino com intuito de despertar o interesse, a curiosidade dos alunos e, consequentemente, criar um clima favorável em relação aos conteúdos matemáticos, favorecendo, assim, o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Anielle Glória Vaz Coelho, Universidade Federal de Uberlândia
    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Educação Inclusiva Barão de Mauá-SP (2015). Aluna regular do mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela UFU.
  • Lara Martins Martins Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduada em Matemática e graduanda em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU).
  • Maria Teresa Menezes Freitas, Universidade Federal de Uberlândia
    Professora Doutora da Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU).
  • Ana Maria Amarillo Bertone
    Professora Doutora da Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU).

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO: O ENSINO DE FUNÇÕES E O GEOGEGRA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/29020. Acesso em: 8 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)