Registro pedagógico na educação infantil: elementos para a formação docente inicial e continuada
Keywords:
Registro Pedagógico, Educação Infantil, Formação de Professores.Abstract
O texto parte de um projeto de pesquisa amplo em desenvolvimento desde o ano de 2011. A partir do qual se iniciou uma pesquisa com objetivo identificar a importância do registro pedagógico na formação inicial e continuada de professores (as) da Educação Infantil de uma escola pública de Uberlândia. A sua organização baseou-se no seguinte questionamento: Qual a importância do registro diante da formação, inicial e continuada, do professor de educação infantil. Optamos pelo movimento metodológico de pesquisa ação, a partir dos registros realizados pela professora, estagiária e crianças. Na finalidade de responder a questão eleita, utilizamos os seguintes referenciais: Barbosa (2008); Edwards (1999); Gandini e Edwards (2002); Freire (1983; 2003); Ostetto (2008); Ostetto e Leite (2004). O ato de registrar amparou professora e estagiária para o exercício de observar, planejar, e refletir diante do cotidiano vivido na escola. Contudo, ressaltamos que o registro pedagógico exige dedicação, esforço e coragem, uma vez que o mesmo explicita nossos acertos, limites e falhas diante do coletivo. Entendemos que o registro realizado pelos sujeitos que compõem o cenário educativo, configura-se como uma possibilidade para refletir sobre a prática pedagógica. Assim, temos uma oportunidade para nos formarmos em parceria com colegas e com as crianças, diante de situações problemas que se manifestam no cotidiano escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-09-12
How to Cite
RIBEIRO, A. P.; FARIA, P. A. Registro pedagógico na educação infantil: elementos para a formação docente inicial e continuada. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/22241. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos