Registro pedagógico na educação infantil: elementos para a formação docente inicial e continuada

Autores

  • Andréa Porto Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Paula Amaral Faria Escola de Educação Básica - Universidade Federal de Uberlândia.

Palavras-chave:

Registro Pedagógico, Educação Infantil, Formação de Professores.

Resumo

O texto parte de um projeto de pesquisa amplo em desenvolvimento desde o ano de 2011. A partir do qual se iniciou uma pesquisa com objetivo identificar a importância do registro pedagógico na formação inicial e continuada de professores (as) da Educação Infantil de uma escola pública de Uberlândia. A sua organização baseou-se no seguinte questionamento: Qual a importância do registro diante da formação, inicial e continuada, do professor de educação infantil. Optamos pelo movimento metodológico de pesquisa ação, a partir dos registros realizados pela professora, estagiária e crianças. Na finalidade de responder a questão eleita, utilizamos os seguintes referenciais: Barbosa (2008); Edwards (1999); Gandini e Edwards (2002); Freire (1983; 2003); Ostetto (2008); Ostetto e Leite (2004). O ato de registrar amparou professora e estagiária para o exercício de observar, planejar, e refletir diante do cotidiano vivido na escola. Contudo, ressaltamos que o registro pedagógico exige dedicação, esforço e coragem, uma vez que o mesmo explicita nossos acertos, limites e falhas diante do coletivo. Entendemos que o registro realizado pelos sujeitos que compõem o cenário educativo, configura-se como uma possibilidade para refletir sobre a prática pedagógica. Assim, temos uma oportunidade para nos formarmos em parceria com colegas e com as crianças, diante de situações problemas que se manifestam no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Porto Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Professora efetiva na área da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares (GPECPOP/UFU), Membro do Grupo Formação Docente e Representações (UFU)

Paula Amaral Faria, Escola de Educação Básica - Universidade Federal de Uberlândia.

Professora efetiva da área da Educação Infantil da Escola de Educação Básica (ESEBA/UFU). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Escolar (GEPPE/UFU). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/UFU).

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

RIBEIRO, A. P.; FARIA, P. A. Registro pedagógico na educação infantil: elementos para a formação docente inicial e continuada. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/22241. Acesso em: 22 nov. 2024.