A faceta linguística da alfabetização em resumos de teses e dissertações gaúchas no período de 2012 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73905Keywords:
Reading and writing instruction, Linguistic aspect, State of knowledgeAbstract
This article aims at analyzing the academic production in the State of Rio Grande do Sul at postgraduate level with regard to studies focused on the linguistic aspect of the reading and writing instruction. The empirical evidence analyzed comprises 78 summaries of theses and dissertations produced at universities in Rio Grande do Sul between years 2012 to 2022. The analysis carried out addresses data on the macrostructure of the summaries, from which it was possible to identify more general aspects about the production of knowledge regarding the year of publication, level, institution and postgraduate program (PPG). The analysis of the microstructure allowed the organization of ten axes in which the themes of the works have been discussed.
Downloads
References
ABREU, Sabrina. Elaboração de resumos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
AZAMBUJA, Luiza Geiss. Os estudos de consciência fonológica na alfabetização: A produção acadêmica no Rio Grande do Sul em foco (1993-2018). In: XXX CIC - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFPEL, 2021, Pelotas. Resumo Expandido. Pelotas: UFPEL, 2021.
BERSCH, Vitória. A educação de jovens e adultos e os estudos sobre alfabetização: Uma análise da produção acadêmica no Rio Grande do Sul (1975-2018). In: XXX CIC - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFPEL, 2021, Pelotas. Resumo Expandido. Pelotas: UFPEL, 2021.
FERREIRA, Norma. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago/2002, p. 257-272. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
FISCHER, Tânia. Mestrado profissional como prática acadêmica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2005. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2005.v2.74 Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/74 Acesso em: 1 jun. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
MACIEL, Maria da Graça Rangel. O estado do conhecimento dos estudos sobre alfabetização (RS: 1975-2013): Diálogos com a avaliação. In: SALÃO UFRGS 2018: SIC - XXX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS, 2018, Campus do Vale - UFRGS. Apresentação oral [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/192270. Acesso em: 1 jun. 2024.
MAINARDES, Jefferson. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em revista, v. 34, n. 72, nov./dez./2018 p. 303-319. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59762
MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, jan./abr./2015, p. 101-116. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822 ISSN: 0101-9031.
SANTOS, Kamila Petrikicz dos. O que as metodologias nos contam acerca das pesquisas sobre alfabetização produzidas no estado do Rio Grande do Sul? Análises de resumos acadêmicos no período de 2017 a 2021. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS. Resumo. Porto Alegre, RS, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/270150 Acesso em: 1 jun. 2024.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan./fev./mar./abr./2004, p. 5-17. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002
SOARES, Magda. Alfabetização: o saber, o fazer, o querer. In: MORTATTI, Maria do Rosário; FRADE, Isabel Cristina (org.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora UNESP, 2014. P.27-35. DOI: https://doi.org/10.36311/2014.978-85-393-0539-1.p27-39
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda; MACIEL, Francisca. Alfabetização: Série estado do conhecimento. Brasília: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped, 2000.
SPERRHAKE, Renata; PICCOLI, Luciana. A pesquisa na área da alfabetização no Rio Grande do Sul (2012 - 2018): Uma rede tecida com resumos de teses e dissertações. In: IV CONBALF - CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2019, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Alfabetização, 2019.
SPERRHAKE, Renata; PICCOLI, Luciana. Formação de Professoras Alfabetizadoras no Rio Grande do Sul: análises a partir de uma pesquisa bibliográfica. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Alfabetização - V CONBALF. 2021. ISSN 2763-8588. Disponível em: http://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/paper/viewFile/1354/887. Acesso em: 1 jun. 2024.
SPERRHAKE, Renata; AZAMBUJA, Luiza. Geiss; PICCOLI, Luciana. Alfabetização e consciência fonológica na produção acadêmica em nível de pós-graduação no Rio Grande do Sul (1993-2020). In: TROQUEZ, M. C. C..; SILVA, T. da; MILITÃO, A. N. (org.) Educação, formação de professores e práticas educativas. - 1. ed. -- Campo Grande, MS : Editora Oeste, 2022.
SPERRHAKE, Renata; PICCOLI, Luciana; AZAMBUJA, Luiza Geiss. Alfabetizadoras que as pesquisas nos contam: análises a partir de resumos de teses e dissertações gaúchas. In: 9º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação /6º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (9º SBECE/6º SIECE), 2022.
TRINDADE, Iole Maria Faviero. O que dizem e o que permitem dizer os resumos enquanto gênero científico e discursivo - período 2005-2006. In: TRINDADE, Iole Maria Faviero. SPERRHAKE, Renata (org.) (Des)Caminhos Investigativos da Alfabetização: RS: 1975 - 2012. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. P. 51-72.
VOSGERAU, Dilmeire Sant´Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 14, n. 41, jan./abr./2014, p. 165-189. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08 ISSN 1518-3483.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Olhares & Trilhas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms: