A contação de histórias como prática alfabetizadora na promoção da aprendizagem inicial da modalidade escrita da língua
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.73317Palabras clave:
Alfabetização, Letramento, Escrita, Material Didático, Contação de HistóriasResumen
Este artigo resulta da pesquisa de mestrado intitulada “Da Oralidade à Escrita: a contação de histórias na alfabetização”, visando identificar metodologias e práticas pedagógicas capazes de superar os desafios educacionais impostos pela pandemia da Covid-19. O objetivo da pesquisa é compreender como a contação de histórias, enquanto prática pedagógica contínua e planejada, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da modalidade escrita da língua na alfabetização. Houve a elaboração de um material pedagógico composto por sequências didáticas contextualizadas, utilizando livros infantis e a prática de contação de histórias em sala de aula, com ênfase no desenvolvimento inicial da escrita. Os participantes da pesquisa foram estudantes de uma turma de alfabetização de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Aspectos relevantes para a pesquisa surgiram nas discussões sobre conceitos fundamentais em práticas alfabetizadoras, nas estratégias adotadas por professores para o desenvolvimento da escrita, no planejamento da contação de histórias e de aplicação de atividades para o avanço da hipótese de escrita. A avaliação da escrita dos estudantes durante as atividades permitiu constatar que a prática docente de contar histórias, juntamente com material didático específico e apropriado, estimula o aprendizado das crianças que estão no período de alfabetização.
Descargas
Citas
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7664524/mod_resource/content/1/Candido%20O%20Direito%20%C3%A0%20Literatura.pdf. Acesso em: 31 de mai. 2024.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas, 1986.
LUCENA, Hillka Bragante. As contribuições da literatura infantil e da contação de história para o processo de alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/17893/1/HBL13082020.pdf Acesso em: 06 ago. 2022.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012 (Como eu ensino).
PEDRAÇA, Ardélia Silva et al. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], p. 06–57, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/2114. Acesso em: 3 jun. 2024.
PIMENTA, Paula. Educação busca superar os estragos da pandemia. [S. l.]: Agência Senado, 8 abr. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2022/03/educacao-busca-superar-estragos-da-pandemia. Acesso em: 15 mai. 2022.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SILVA, Andrea Alves da; CARVALHO, Elivane Lacerda C.; ROCHA, Ana Paula de Araújo. As contribuições da contação de história e da literatura no processo de alfabetização. In: ANAIS DO SIMPÓSIO DE TCC, DAS FACULDADES FINOM E TECSOMA, 2., 2020. Patos de Minas: 2020. p. 303- 315. Disponível em: https://www.finom.edu.br/assets/uploads/cursos/tcc/202101280801175.pdf. Acesso em: 06 ago. 2022.
SILVA, Maurício; FRANCHI, Vanessa Leão. VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: expressão popular, 2018. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 294–296, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18798. Acesso em: 31 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18798
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Curitiba: Positivo, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.