A LUDICIDADE NOS ESPAÇOS/TEMPOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.116-141Palavras-chave:
Ludicidade, Alfabetização, formação docente.Resumo
O presente artigo traz como enfoque principal a questão da ludicidade na sala de aula, abordada na Unidade 04 do caderno de formação do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Pretende-se elucidar um olhar crítico-reflexivo sobre o material citado, abordando as aproximações e distanciamentos desse material com o cotidiano da sala de aula, buscando compreender a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e seu rebatimento no processo educativo e na vida da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do material do PACTO e a análise de autores clássicos e contemporâneos sobre o assunto. Portanto, o que se pretende, revelando a ludicidade na sala de aula e em outros espaços, é explorar as atividades lúdicas como recurso pedagógico e como elemento para fruição infantil. O texto também faz apontamentos sobre a importância da formação lúdica do professor para a dimensão pessoal e profissional do docente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.