Tertúlia dialógica de artes
possibilidades para ampliar o ensino de artes a partir da leitura do mundo
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64557Palabras clave:
Democratização da educação, Arte, Prática pedagógica, Formação de professores, AprendizagemResumen
Este texto tem a finalidade de apresentar a tertúlia dialógica de artes (TDA) e suas possibilidades para ampliar o ensino das artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental. A TDA é uma atividade cultural e educativa fundamentada no conceito de aprendizagem dialógica, partindo do pressuposto de que as interações e o diálogo são a chave para a aprendizagem contemporânea. O estudo recorreu a procedimentos da metodologia comunicativa de pesquisa para coleta, análise e interpretação de dados obtidos com crianças, suas professoras e coordenadora de uma escola situada em município do interior brasileiro. Os principais resultados destacaram desafios e limitações em torno do ensino de artes na escola, a leitura dialógica de imagens como meio de aprender e ensinar artes e as transformações desencadeadas no cotidiano da escola pela aproximação das artes visuais. As conclusões corroboraram a necessidade de ampliar o ensino de artes na escola brasileira, podendo contar com as possibilidades da TDA para superar lacunas da prática docente e integrar dimensões cognitivas, estéticas, afetivas e sociais desde os anos iniciais do ensino fundamental.
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