Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão

Uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para o estudante do Ensino Médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56887

Keywords:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, BNCC, Letramento tecnológico.

Abstract

In teacher training courses and the daily life of schools, much is said about teaching the Portuguese language and how this subject is central to student learning. However, there is not much discussion about the ways to turn the Portuguese language into teaching meaningful based on the interrelation with Science, Technology, and Society. The present study aims, therefore, to discuss the approximations between the field of Portuguese language teaching and scientific and technology literacy in the context of high school. To this end, qualitative research is carried out, based on a bibliographic review, with the theoretical support of the critic specialized in the theme and the teaching guidelines, such as the National Common Curricular Base (2018). As conclusions, we show how the process of technology literacy in Portuguese classes introduces students to the scientific and technology literacy process, leading to meaningful teaching and, at the same time, to a full citizen formation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

CÁSSIA SANTOS TEIXEIRA, INSTITUTO FEDERAL BAIANO

Professora de Língua Portuguesa e Espanhola do Instituto Federal Baiano - campus Uruçuca desde o ano de 2013, possui graduação em LETRAS/ESPANHOL pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola (FTC), com mestrado em Letras: Linguagens e Representações (UESC) e doutoranda em Ensino (Univates). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Rogério José Schuck Schuck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992), pós-graduação Lato Sensu em Gestão Universitária pela Univates (2013), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates onde atua nos cursos de graduação, bem como junto ao PPGECE no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e PPGEnsino no Mestrado em Ensino. Também é Editor da Revista Signos. Tem experiência na área de História da Filosofia, Ética, Epistemologia, Iniciação à Pesquisa e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia do Conhecimento, Linguagem, Compreensão, Hermenêutica, Ética, Iniciação à Pesquisa e Ensino.

References

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Educação, v. 1, número especial, 2007.

BAGNO, M. Preconceito linguístico:o que é, como se faz. 30. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Educação Básica. Ministério da Educação: Brasília, 2018.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, 2003, n. 22, p. 89-100.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. (Tradução e organização: Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro).

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade, São Paulo: Paz e Terra, 1990.

FONSECA, J. J. S. da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.

GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr., 1995, p. 57-63.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Rio de Janeiro, 2007, v. 13, n. 1, p. 71-84.

MARQUES, A. C. T.; MARANDINO, M. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, 2018, v. 44, e170831.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org). Escol@ Conectada: Os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013. p.13-36.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação [online]. 2007, v.12, n.36, pp.474-492.

SANTOS, W. L. P., MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira.Pesquisa em Educação em Ciências, Belo horizonte, 2002, v.2, n.2, p. 110-132.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. 2011. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo, 2011, v. 16, n. 1, p. 59-77.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 1998.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática: ensino plural. 5ªed. São Paulo: Cortez, 2011

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Published

2020-12-15

How to Cite

SANTOS TEIXEIRA, C.; SCHUCK, R. J. S. Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão : Uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para o estudante do Ensino Médio. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 418–432, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.56887. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/56887. Acesso em: 23 nov. 2024.