Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão

Uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para o estudante do Ensino Médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56887

Keywords:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, BNCC, Letramento tecnológico.

Abstract

In teacher training courses and the daily life of schools, much is said about teaching the Portuguese language and how this subject is central to student learning. However, there is not much discussion about the ways to turn the Portuguese language into teaching meaningful based on the interrelation with Science, Technology, and Society. The present study aims, therefore, to discuss the approximations between the field of Portuguese language teaching and scientific and technology literacy in the context of high school. To this end, qualitative research is carried out, based on a bibliographic review, with the theoretical support of the critic specialized in the theme and the teaching guidelines, such as the National Common Curricular Base (2018). As conclusions, we show how the process of technology literacy in Portuguese classes introduces students to the scientific and technology literacy process, leading to meaningful teaching and, at the same time, to a full citizen formation.

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Author Biographies

CÁSSIA SANTOS TEIXEIRA, INSTITUTO FEDERAL BAIANO

Professora de Língua Portuguesa e Espanhola do Instituto Federal Baiano - campus Uruçuca desde o ano de 2013, possui graduação em LETRAS/ESPANHOL pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialista em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola (FTC), com mestrado em Letras: Linguagens e Representações (UESC) e doutoranda em Ensino (Univates). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Rogério José Schuck Schuck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992), pós-graduação Lato Sensu em Gestão Universitária pela Univates (2013), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates onde atua nos cursos de graduação, bem como junto ao PPGECE no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e PPGEnsino no Mestrado em Ensino. Também é Editor da Revista Signos. Tem experiência na área de História da Filosofia, Ética, Epistemologia, Iniciação à Pesquisa e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia do Conhecimento, Linguagem, Compreensão, Hermenêutica, Ética, Iniciação à Pesquisa e Ensino.

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Published

2020-12-15

How to Cite

SANTOS TEIXEIRA, C.; SCHUCK, R. J. S. Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão : Uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para o estudante do Ensino Médio. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 418–432, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.56887. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/56887. Acesso em: 22 jul. 2024.