Alfabetização Científica e Tecnológica na formação do cidadão
Uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para o estudante do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56887Palabras clave:
Ciência, Tecnologia e Sociedade, BNCC, Letramento tecnológico.Resumen
Muito se fala sobre o ensino de língua portuguesa nos cursos de formação de professores e no cotidiano das escolas e como esta disciplina é central na aprendizagem dos discentes. Contudo, pouco se aborda sobre formas de efetivamente tornar o ensino de língua portuguesa significativo, a partir da inter-relação com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. O presente estudo objetivou discutir as aproximações entre o campo de ensino de língua portuguesa com a alfabetização científica e tecnológica, no contexto do ensino médio. Para tanto, seguiu a abordagem qualitativa, pautada em revisão bibliográfica, tendo como aporte teórico a crítica especializada no tema e os documentos norteadores de ensino, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (2018). Percebeu-se que o processo de letramento tecnológico introduz os discentes na Alfabetização Científica e Tecnológica nas aulas de Língua Portuguesa, contribuindo para um ensino significativo e, ao mesmo tempo, para uma formação cidadã integral.
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