Mulheres trans e representações do período especial cubano
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v38-2022-18Palavras-chave:
Estudos de Gênero, Mulheres Trans, Cinema Cubano, Cinema LGBTQIA , Período EspecialResumo
Vestido de Novia, primeiro longa-metragem dirigido por Marilyn Solaya, foi lançado em 2014. O filme explora as tensões produzidas por definições de gênero centradas na matriz da heterossexualidade compulsória (BUTLER, 2003) perante a experiência de mulheres transgênero. Inspirada na história da primeira mulher cubana a realizar uma cirurgia de confirmação de gênero, o foco narrativo gira em torno da revelação dos segredos acerca da transição de gênero da personagem Rosa Elena e da crítica ao projeto de construção do “homem novo” socialista (GUEVARA, 2011), dando destaque à política de repressão, promovida pelo Estado cubano, contra membros da comunidade LGBTQIA+, no contexto do Período Especial em Tempos de Paz.
Downloads
Referências
ACOSTA, D. Film-Cuba: I fought for this, but not just to be a housewife. Inter Press Service, Havana, 3 set. 2010. Disponível em: http://www.ipsnews.net/2010/09/film-cuba-i-fought-for-this-but-not-just-to-be-a-housewife/. Acesso em: 10 jun. 2021.
AMNESTY INTERNATIONAL. The Sinking of the "13 de Marzo" Tugboat on 13 July 1994, 1997. Disponível em: https://web.archive.org/web/20030515130109/http://web.amnesty.org/library/Index/ENGAMR250131997?open&of=ENG-CUB . Acesso em: 10 jun. 2021.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
DIÉGUEZ, D. C. Vidas amputadas. Sobre Vestido de Novia, la película. Negra cubana tenía que ser, 21 dez. 2014. Disponível em: https://negracubanateniaqueser.com/2014/12/21/vidas-amputadas-sobre-vestido-de-novia-la-pelicula/. Acesso em: 10 jun. 2021.
EN EL CUERPO equivocado. Direção: Marilyn Solaya. Havana: Cuban Filme Society, 2010. 1 DVD. (52 min).
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
FOUCAULT, M. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GUEVARA, E. C. El socialismo y el hombre en Cuba. La Habana: Ocean Sur, 2011. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20191016042156/el_socialismo_y_el_hombre_en_cuba.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
HERNANDEZ-REGUANT, A. Writing the Special Period: an introduction. In: HERNANDEZ-REGUANT, A. Cuba in the Special Period: culture and ideology in the 1990's. New York: Palmgrave Macmillan, 2009. p. 01-18.
MARTÍNEZ-ECHAZÁBAL, L. Cuba: (im)possiblidade cuír na era da tolerância. Uniletras, Ponta Grossa, v. 39, n. 2, p. 243-255, 2017. http://dx.doi.org/10.5212/uniletras.v39i2.12644.
MORANGO e chocolate. Direção: Tomás Gutiérrez Alea. Havana: Instituto Cubano del Arte e Industrias Cinematográficos (ICAIC), 1994. 1 DVD. (108 min).
PELÚCIO, L. Toda Quebrada na Plástica - corporalidade e construção de gênero entre travestis paulistas. Campos, Curitiba, v. 6, n. 1-2, p. 97-122, 2005. http://dx.doi.org/10.5380/cam.v6i0.4509.
SANTOS, G. C. A. A representação da crise do Período Especial em Cuba na obra Trilogia suja de Havana. Revista Eletrônica da ANPHLAC, São Paulo, n. 17, p. 139-168, 2014. https://doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2165.
SCOTT, J. S. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 20, p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667. Acesso em: 10 jun. 2021.
SEGDWICK, E. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, Campinas, v. 1, n. 28, p. 19-54, 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-83332007000100003.
SOLAYA, M. Marilyn Solaya: entrevista [28 out. 2015]. Entrevistador: GARCÍA, E. C. Revista Pueblos – Revista de Información y Debate. Disponível em: http://www.revistapueblos.org/blog/2015/10/28/marilyn-solaya-es-una-pelicula-para-los-otros-todas-aquellas-personas-que-se-creen-que-tienen-el-derecho-a-vejar-al-diferente-a-maltratar-al-diferente-a-abusar-al-diferente-y-a-marginar-a/. Acesso em: 10 jun. 2021.
SOLAYA, M. Marylin Solaya: entrevista [18 nov. 2011]. 13 min 16 s. Cubainformación TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U20s5ICIHeQ. Acesso em: 10 jun. 2021.
TUERO, V. M.; PÉREZ, J. C. G.; ALBA, M. V. Representación social de lo trans* en el cine cubano, en el período de 2000 a 2019. Revista Sexología y Sociedad, Havana, v. 26, n. 2, p. 133-145, 2020. Disponível em: http://revsexologiaysociedad.sld.cu/index.php/sexologiaysociedad/article/view/689. Acesso em: 10 jun. 2021.
VESTIDO de Novia. Direção: Marilyn Solaya. Havana: Instituto Cubano del Arte e Industrias Cinematográficos (ICAIC), 2014. 1 DVD. (100min).
VICENT, M. La crisis de las balsas. El país, La Habana, 06 ago. 1994. Disponível em: https://elpais.com/diario/1994/08/07/internacional/776210415_850215.html . Acesso em: 10 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renato Kerly Marques Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.