Literatura, intermidialidade e ensino
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-00Palavras-chave:
literatura, intermidialidade, ensinoResumo
A proposta deste volume nasceu de uma inquietação de que a intermidialidade pode ser ensinada e contribuir para uma formação mais holística do licenciando em Letras. Lidamos com essa instância denominada “texto” que não se restringe mais a impressos apenas. Os gêneros literários se ampliaram ao abrirem-se às imagens e ao digital, em um movimento de trocas semióticas constante, mas que ainda não foram completamente assimilados e validados pela academia, de maneira a integrar os currículos. Neste cenário, este volume busca encontrar percursos possíveis para pensar em estudos, conceitos e metodologias dessa área que possam se integrar à formação de professores e suas práticas educacionais.
Downloads
Referências
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós, Belo Horizonte, v. 1, n.2, 2011, p.8-23.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.
HALLET, Wolfgang. A methodology of intermediality in literary studies. In: RIPPL, Gabriele (Ed.). Handbook of Intermediality: literature, image, sound, music. Berlin: De Gruyter, 2015. p. 605-619.
RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e Estudos interartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-46.
SEMALI, Ladislau; PAILLIOTET, Ann Watts (Ed.). Intermediality: The teachers' handbook of critical media literacy. Boulder, CO: Westview/Harper Collins, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.