Literatura, intermidialidade e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-00

Palavras-chave:

literatura, intermidialidade, ensino

Resumo

A proposta deste volume nasceu de uma inquietação de que a intermidialidade pode ser ensinada e contribuir para uma formação mais holística do licenciando em Letras. Lidamos com essa instância denominada “texto” que não se restringe mais a impressos apenas. Os gêneros literários se ampliaram ao abrirem-se às imagens e ao digital, em um movimento de trocas semióticas constante, mas que ainda não foram completamente assimilados e validados pela academia, de maneira a integrar os currículos. Neste cenário, este volume busca encontrar percursos possíveis para pensar em estudos, conceitos e metodologias dessa área que possam se integrar à formação de professores e suas práticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Viviane Costa Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Heidrun Führer, Universidade de Lund

Professora Associada do Department of Arts and Cultural Sciences, Division of Culture Management and Intermediality da Universidade de Lund, Suécia

Miriam de Paiva Vieira, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora adjunta do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde atua na graduação e no Programa de Mestrado em Letras

Referências

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós, Belo Horizonte, v. 1, n.2, 2011, p.8-23.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

HALLET, Wolfgang. A methodology of intermediality in literary studies. In: RIPPL, Gabriele (Ed.). Handbook of Intermediality: literature, image, sound, music. Berlin: De Gruyter, 2015. p. 605-619.

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e Estudos interartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-46.

SEMALI, Ladislau; PAILLIOTET, Ann Watts (Ed.). Intermediality: The teachers' handbook of critical media literacy. Boulder, CO: Westview/Harper Collins, 1999.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

VIEIRA, E. V. C.; FÜHRER, H.; VIEIRA, M. Literatura, intermidialidade e ensino. Letras & Letras, [S. l.], v. 37, n. 1, p. i-viii, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-00. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/59486. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Apresentação/Editorial