Marcas líricas em "O desempregado", de Fernando Bonassi
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL64-v31n1a2015-12Palavras-chave:
Prosa de ficção, Lírica, Gêneros literários, ModernidadeResumo
Este texto investiga traços líricos na narrativa contemporânea tomando como corpus a obra Violência e paixão, de Fernando Bonassi (2007). Tem como objetivo explorar a progressiva aproximação entre a prosa e a lírica em narrativas produzidas nas últimas décadas do século XX e XXI. Partimos do pressuposto que, muitas vezes, a narrativa do século XX aproxima diferentes gêneros e constrói uma prosa impregnada de elementos da lírica. Compreendemos a complexidade da delimitação dos gêneros literários nos últimos trinta anos ao investigar marcas líricas em narrativas curtas como as construídas pelo escritor paulistano. Tomaremos como base teórica as considerações de Octavio Paz (1972, 1994), Adorno (2003), Rosenfeld (1991), Berman (1987), no que se refere ao delineamento da narrativa e, em alguns casos, as considerações de Friedrich (1991), Baudelaire (1999) e Octavio Paz (2012) quanto aos elementos da lírica moderna em diálogo com a prosa de ficção. Nosso intuito é investigar elementos como a subjetividade, o traço individual de expressão e a utilização do ritmo, de imagens e sons próprios à lírica como recursos estilísticos na obra Violência e Paixão, de Bonassi.
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