Ensino de literatura e multimodalidade
Uma análise da transposição cinematográfica do conto Don’t Look Low, de Daphne du Maurier
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-10Palavras-chave:
Don’t Look Now, Literatura, Cinema, Letramento, MultimodalidadesResumo
Este artigo analisa a relação entre o conto Don’t Look Now (2008), da escritora Daphne du Maurier, e a transposição cinematográfica homônima (1973), dirigida por Nicolas Roeg. O objetivo é observar quais implicações o letramento multimodal pode ter no ensino de literatura. A noção de letramentos aqui utilizada considera que cada contexto social possui modos próprios e múltiplos de ensino e aprendizagem (Street, 2001); e que o letramento contemporâneo implica em ensino multimodal (Kress, 2003). Já a ideia de multimodalidade é entendida como recursos de representação que constroem sentido (Kress e Jewitt, 2010). Para a leitura do filme, utilizamos as ferramentas de análise fílmica propostas por Jullier e Marie (2009). Consideramos que a associação entre diferentes modos de letramento pode contribuir para a formação leitores aptos a agir de maneira informada e crítica no mundo multimídia.
Downloads
Referências
CORSEUIL, A. Literatura e Cinema. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. (Org.) Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: EDUEM, 2009.
BRENER, F. Dracula goes to Hollywood: uma proposta multimodal de ensino de literatura. Claraboia, Jacarezinho, v. 9, jan./jun., 2018. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/994. Acesso em: 12 dez. 2020.
DON’T LOOK NOW. Direção de Nicolas Roeg. Roteiro de Allan Scott e Chris Bryant. Elenco: Donald Sutherland, Julie Christie. Reino Unido, Itália: CASEY PRODUCTIONS ELDORADO FILMS, 1973. 110 minutos.
DU MAURIER, D. Don’t Look Now. New York: New York Review of Books Classics, 2008.
GRAVES, R. Os mitos gregos. v. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
HOMERO. Odisseia. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
JENKINS, H. et al. Confronting the challenges of participatory culture – Media education for the 21st century. Cambridge, MA: The MIT Press: 2009. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/8435.001.0001
JULLIER, L; MARIE, M. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009.
KRESS, G. Literacy in the new media age. New York: Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203299234
KRESS, G.; JEWITT, C. Multimodality, literacy and school English. In: WYSE, D.; ANDREWS, R.; HOFFMAN, J. The Routledge international handbook of English. Hoboken: Taylor & Francis, 2010.
SNYDER I. Shuffling towards the future: the enduring dominance of book culture in literacy education. In: BAYNHAM, M.; PRINSLOO, M. (Ed.). The future of literacies. UK: Palgrave Macmillan, 2009. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230245693_8
STREET, B. Literacy and development: ethnographic perspectives in theory and practice. London: Routledge, 2001.
ZAPPONE, M. Modelos de letramento literário e ensino de literatura: problemas e perspectivas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 11, n.1, p. 49-60, jan.-abr. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.