Literatura e(m) mídias

Práticas pedagógicas (in)disciplinadas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-04

Palavras-chave:

Literatura, Adaptações intermidiáticas, Práticas pedagógicas, Expansão interpretativa, Epistemologias de fronteira

Resumo

Este artigo objetiva suscitar reflexões e insights em relação ao estímulo de práticas pedagógicas que possam considerar o trabalho com a literatura e(m) outras mídias. Partimos da hipótese de que a construção de tais práticas para além de sequências didáticas pré-moldadas, que parecem lançar mão das adaptações intermidiáticas como uma prótese provisória para se chegar ao texto literário escrito, exigiria um passo adiante da mera integração entre as disciplinas e a constituição de epistemologias de fronteira – entre disciplinas, mídias e abordagens teóricas. A partir de um aporte baseado em autores como Clüver (2012), Rajewski (2005) e Wolf (2011), consideramos como o conceito de expansão interpretativa (MONTE MÓR, 2018) pode promover a construção de uma praxis indisciplinada na abordagem das adaptações intermidiáticas literárias no ensino,  provocando a literatura a sair de sua “disciplina” tanto em questões curriculares, quanto em relação a uma tradição pautada na égide da escrita e do cânone.

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Biografia do Autor

Fernando da Silva Pardo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui Doutorado em Letras (2018) pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), com estágio sanduíche na York University, em Toronto - Canadá; Especialização em recursos para o ensino de inglês como língua estrangeira - Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011); Bacharelado em Letras/Tradutor e Licenciatura Plena em Inglês/Português - Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Formado em música/instrumentista pela Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim (2008). Membro do grupo de pesquisa "Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem,Cultura e Tecnologia", diretório CNPq. Docente do curso de Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Pirituba. 

Liliam Cristina Marins, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

DA SILVA PARDO, F. .; CRISTINA MARINS, L. Literatura e(m) mídias: Práticas pedagógicas (in)disciplinadas?. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 56–74, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56320. Acesso em: 22 jul. 2024.