Desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais na aplicação da metodologia do Design Thinking em questões sobre mudanças climáticas

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Rhaysa Myrelle Farias do Nascimento
Bruno Silva Leite

Resumo

As mudanças climáticas têm sido amplamente debatidas em nível nacional e internacional, destacando a preocupação com o desenvolvimento sustentável. Este estudo, recorte de uma dissertação, analisa como o Design Thinking em sala de aula favorece habilidades pessoais e interpessoais em estudantes do ensino médio. Por meio de uma abordagem qualitativa, com o objetivo exploratório, após a elaboração da estratégia didática, relacionando o DT a temática de mudanças climáticas,  houve a aplicação dos 6 etapas do Design Thinking com estudantes do terceiro ano do ensino Médio. Os resultados mostram que a metodologia aplicada com suas ferramentas de aprendizagem, desenvolvem e fortalecem habilidades como empatia, criatividade, trabalho em grupo, tomada de decisão, solução de problemas, entre outras, se tornando uma forte aliada ao tratamento de temas como mudanças climáticas uma vez que apresenta grande potencial para promover uma aprendizagem ativa e colaborativa.

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Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

Nascimento, R. M. F. do, & Leite, B. S. (2025). Desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais na aplicação da metodologia do Design Thinking em questões sobre mudanças climáticas. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-25. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-33

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