Registros de Representação Semiótica no Ensino de Estatística: uma análise de atividades propostas em livros didáticos

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Dienifer Ferner Fernandes
Carlos Maximiliano Dutra
Maria Arlita da Silveira Soares

Resumo

Dada a importância da interpretação de informações estatísticas e do livro didático este trabalho objetiva analisar, em atividades propostas por duas coleções de livros didáticos da área da Matemática e suas Tecnologias (Ensino Médio), aprovadas pelo PNLD, como são abordados conhecimentos estatísticos, através da Análise de Conteúdo, tendo como base as indicações da BNCC aliada a pressupostos da teoria dos Registros de Representação Semiótica. Foram analisadas 98 atividades no Livro A e 164 no Livro B. Nas análises constatou-se que predominam os contextos sobre cotidiano e existem habilidades previstas na BNCC que são pouco trabalhadas. Foram explorados diferentes tipos de representações semióticas nas atividades analisadas. A atividade de conversão se sobressaiu em ambas às obras, com ênfase às conversões gráfica para numérica e gráfica para língua natural. A identificação da distribuição das representações semióticas e as transformações propostas permitem ao professor definir melhor as competências estatísticas a serem trabalhadas.

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Como Citar
Fernandes, D. F., Dutra, C. M., & Soares, M. A. da S. (2024). Registros de Representação Semiótica no Ensino de Estatística: uma análise de atividades propostas em livros didáticos. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–25. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-04
Seção
DOSSIÊ

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