Avaliação das aprendizagens em História: uma proposta para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)

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Ruhama Ariella Sabião Batista
Mary Ângela Teixeira Brandalise

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma proposta de avaliação das aprendizagens na disciplina de História, para o Ensino Fundamental Anos Finais, associada à metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) (BENDER, 2014). A pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica, teve como pressupostos teóricos os escritos de Fernandes (2009), Depresbiteris e Tavares (2009), Black (2009), Roldão e Ferro (2015), Brandalise (2020), dentre outros, que contribuíram para a fundamentação da Avaliação da/para a aprendizagem, ou seja, a avaliação somativa e formativa. Na disciplina de História, considerou-se que a ABP pode potencializar a avaliação das aprendizagens como um processo participativo e dialógico, no qual professores e alunos podem vivenciar a integração ensino-avaliação-aprendizagem.

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Como Citar
Batista, R. A. S., & Brandalise, M. Ângela T. (2023). Avaliação das aprendizagens em História: uma proposta para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e001. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-1
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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