Apresentação DOSSIÊ: “A escola nos dias atuais: e agora?”

Contenido principal del artículo

Osmar Hélio Alves Araújo
José Augusto Pacheco
Shirlei de Souza Corrêa

Resumen

Dada a situação causada pelo Covid-19, a necessidade de mudanças nos currículos, no processo de avaliação, na formação de professores e na construção dos processos de ensino e aprendizagem, já anunciada em inúmeros estudos e pesquisas, ganhou novas proporções. Neste contexto, regras nunca antes vivenciadas, foram colocadas em práticas no contexto escolar. Assim, neste momento em que se vive ainda a Pandemia do Covid-19, os profissionais de educação têm enfrentado desafios e buscado alternativas para reinventar suas práticas, redescobrir suas habilidades e adaptar o currículo. Uma das melhores notícias que emerge desse contexto é a emergência, em todo o mundo, de se (re)construir a Escola hoje e reafirmar seu compromisso público com a democratização e o acesso à educação. (Re)pensar o presente, (re)definir novos rumos ou (re)descobrir novos jeitos de caminhar ((RE)CONSTRUIR A ESCOLA HOJE) é um dos desafios que vêm sendo enfrentado pelos profissionais de educação, pais e sociedade em geral, sobretudo neste momento em que a escola precisa (cor)responder aos desafios dos dias atuais, como são, por exemplo, a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem por meio das aulas remotas e, ainda, a busca de alternativas para democratizar o acesso à Educação Remota. É nesse contexto que se insere o dossiê: A ESCOLA NOS DIAS ATUAIS: E AGORA? e que reuni 11 estudos e pesquisas e 02 entrevistas sobre a Escola, neste contexto de enfrentamento à pandemia do Covid-19, e, assim, discute sobre o presente no sentido de (re) descobrir - quem sabe - outros jeitos de construir a educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Araújo, O. H. A., Pacheco , J. A., & Corrêa , S. de S. (2022). Apresentação: DOSSIÊ: “A escola nos dias atuais: e agora?”. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e045. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-45
Sección
DOSSIÊ 3 - A ESCOLA NOS DIAS ATUAIS: E AGORA?