Um olhar sobre a trajetória histórica e as características da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Contenido principal del artículo
Resumen
Este estudo evidencia pontos da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil que merecem destaques pelas contribuições favoráveis ou contrárias ao seu desenvolvimento no País. Delineando caminhos percorridos pela EJA, a partir de consultas em referenciais teóricos e documentos oficiais, discutiram-se avanços e retrocessos na cultura jurídica, lutas de movimentos sociais e criação e execução de programas que tiveram o objetivo de erradicar o analfabetismo, tido como “vergonha nacional”. Pela visão histórica da EJA, é possível compreender o papel de particularidades de percurso que impulsionaram a promoção e as melhorias no ensino de jovens e adultos na atualidade.
PALAVRAS-CHAVE: EJA. História da Educação. Movimentos Sociais.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
BOFF, L. A. As políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso 1991/200: internalidade e diálogos com o mundo da vida dos jovens e adultos. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil, de 25 de março de 1824. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao 24.htm>. Acesso em: 10 jun. 2018.
_____.Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l4024.htm>. Acesso em: 10 jun. 2018.
_____.Lei nº 5.692, de 11de agostode 1971. Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l5692.htm>. Acesso em: 10 jun. 2018.
_____. Movimento Brasileiro de Alfabetização e Assessoria de Organização e Métodos. MOBRAL: sua origem e evolução. 1973. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002033.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.
_____. Movimento Brasileiro de Alfabetização e Assessoria de Organização e Métodos. Manual do Alfabetizador. Rio de Janeiro: Primor, 1974. 63 p.
_____.Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L9394.htm>. Acesso em: 10 jun. 2018.
_____.Parecer nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/df/eja/ legislacao/parecer_11_2000.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.
DUQUES, M. L. F.Formação de educadores de jovens e adultos: um olhar reflexivo para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática docente no município de Matina-BA. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
_____. Educação como prática da liberdade. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FRIEDRICH, M.et al. Trajetória de escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governos a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Campinas/SP, n.14, p.108-130, maio/ago. 2000.
OLIVEIRA, M. O. M. Tornar visível o cotidiano da escola: experiências na EJA. Educação e Contemporaneidade – Revista da FAEEBA, Salvador, v. 21, n.37, p. 163-172, jan./jun. 2012.
PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1973.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SOARES, L.; GALVÃO, A. M. O. Uma história da alfabetização de adultos no Brasil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
SOEK, A. M. Fundamentos e metodologia da educação de jovens e adultos. Curitiba: Fael, 2010.