O potencial de experimentos de baixo custo no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na construção de conhecimentos de Física no ensino fundamental /The potential of experimentation in cognitive skills development and knowledge construction in elemen
Contenido principal del artículo
Resumen
Neste trabalho procurou-se investigar o potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na construção dos conhecimentos de física no ensino fundamental. Para tanto, usou-se como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa foi realizada com 15 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, divididos em dois grupos e pertencentes a uma escola pública municipal da cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais. A metodologia das aulas ancorou-se na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Os resultados obtidos sinalizam que as atividades realizadas permitiram incitar os estudantes e possivelmente elevar o nível do processo cognitivo, pois se exigiu destes a capacidade de estabelecer relações entre o que sabiam no âmbito da Física e o problema que lhes era apresentado. Assim, considera-se que a experimentação contribui efetivamente no desenvolvimento de habilidades cognitivas, pois propicia uma atitude mais ativa dos alunos, permitindo que sejam desafiados e vivenciem algumas condições importantes para o processo de ensino-aprendizagem: manipulação de objetos e de ideias concomitantemente.
Descargas
Detalles del artículo
Los trabajos publicados son de propiedad de sus autores, que podrán disponer de ellos para posteriores publicaciones, siempre haciendo constar la edición original (titulo original, Enseñanza en Re-Vista, volumen, nº, paginas). Todos los artículos de esta revista son de entera responsabilidad de sus autores, no cabiendo cualquier responsabilidad legal sobre su contenido a la Revista o a la EDUFU.
Citas
ABRAHAMS, Ian; MILLARB, Robin. Does practical work really work? A study of the effectiveness of practical work as a teaching and learning method in school science. International Journal of Science Education, v. 30, n. 14, p. 1945-1969, 2008. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500690701749305#previ ew>. Acesso em: 01 de set. 2011.
AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D. e HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Tradução: Eva Nick. Rio de
Janeiro: Editora Interamericana Ltda, 1980. 527p.
BAROLLI, Elisabeth; FRANZONI, Marisa. Efeitos de Intervenções Docentes na condução de uma Atividade Expe- rimental em um laboratório didático de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 35-54, abr. 2008. Disponível em: < http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6159>. Acesso em: 11 de ago. 2011.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Portugal: Porto Editora, 1994, p. 47-51 e 81-97.
CANAVARRO, J. Ciência e Sociedade. Coimbra: Quarteto, 1999.
CARVALHO P, A. M. et al. Pesquisa em Ensino de Física. In: NOGUEIRA, Salvador; ROMERO Thiago (Org.). Física 2011: estado da arte, desafios e perspectivas para os próximos cinco anos. 1. ed. São Paulo: Chris Mchilliard, 2011. p. 115-126.
CARVALHO P, A. M. et al. Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: FEUSP/CAPES, 1999. 123 p.
CARVALHO P., A. M. et al. O problema do barquinho. In: Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. Atividade 4. p.77-85.
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 1993, 225p.
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997.
COSTA, Marisa Vorraber. Uma agenda para pesquisadores. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Inves- tigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 143-156.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007, p. 177-202.
DELIZOICOV, Demétrio. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. In: NARDI, Roberto
(Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p.413-449.
HOERNIG, A.M.; PEREIRA A.B. As aulas de ciências iniciando pela prática: o que pensam os alunos. Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.3, p.19-28, set/dez 2004. Disponível em:
<http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V4N3/v4n3a2.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2012.
INEP. Exame Nacional do ensino médio – ENEM: documento básico. Brasília: INEP, 1999.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Proposta Curricular. CBC de Física ensino médio, 2005. 60p.
NARDI, Roberto. A área de ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas ca- racterísticas segundo pesquisadores brasileiros. In: NARDI, Roberto (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p. 357-412.
PIETROCOLA, Maurício. Construção e realidade: o papel do conhecimento físico no entendimento do mundo. In: PIETROCOLA, Maurício (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005, p. 7-53.
SOUZA, M. V. J. et al. Utilização de situação de estudo como forma alternativa para o ensino de física. In: Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 11, n.1, p. 1-15, 2009. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index. php/ensaio/article/view/166/237>. Acesso em: 23 set. 2011.
VALADARES, Eduardo de Campos. Propostas de Experimentos de Baixo Custo Centradas no Aluno e na Co- munidade. In: Química Nova na Escola, n. 13, 2001, p. 38-40. Disponível em:http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a08.pdf. Acesso em: 20 out. 2011.
. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 119 p.