Sequenciação e ordenação de perguntas: o ensino de leitura no Ensino Fundamental – Anos Iniciais

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Elaine Cristina de Freitas Silva
Marilúcia Dos Santos Domingos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar, a partir de um recorte de dissertação de mestrado, as contribuições da metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, fundamentada em Solé (1998), Menegassi (2010); Fuza e Menegassi (2017; 2018; 2022). A proposta foi aplicada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 11 anos, em uma escola da rede municipal do estado do Paraná. Para sua implementação, elaboramos um caderno de atividades com perguntas formuladas para  serem aplicadas antes, durante e após a leitura. O texto de apoio utilizado foi o conto “A Gata Borralheira” (Belinky, 2015). Os resultados revelaram que o ensino da leitura, quando realizado de forma estruturada, contribui significativamente para o desenvolvimento da compreensão, inferênciação e interpretação textual dos alunos. A metodologia mostrou-se eficaz na ampliação das habilidades leitoras, destacando a importância de um ensino planejado no processo de formação do leitor.

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DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

Silva, E. C. de F. ., & Domingos, M. D. S. (2025). Sequenciação e ordenação de perguntas: o ensino de leitura no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-21. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-30

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