Geography in the early years: looking far to see more, coming closer to see better
Main Article Content
Abstract
The text presents reflections on the importance of teaching Geography in schools in the early years of elementary school and the need for qualified teacher training. It presents assumptions that highlight the inseparability of humanization in the production of geographic space, and the challenge placed to teachers in the search for the constitution of a pedagogical space that dialogues, listens and proposes geographies with children, in the context of informational abundance, hyperconnectivity and complex socio-political relationships. It assumes the epistemic commitment of pedagogical proposals that suggest different readings and visions of the world, contributing for the school to be a space for more capable reflection. Mobilized by the theme, bibliographic research and documentary research were carried out in the Catalog of Theses and Dissertations on the Capes Portal, based on stricto sensu academic production (master's and doctorate), in federal public institutions, published from 2010 to 2020. The investigation reiterated the urgency of new readings of school, research and the world.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The published works are the property of their authors, who may make use of them for subsequent publications, always including the original edition (original title, Ensino em Re-Vista, volume, number, pages). All articles in this journal are the sole responsibility of their authors, and no legal responsibility for their content rests with the Journal or EDUFU.
References
ANDRADE, Maria do Socorro Pereira de Sousa. A educação geográfica com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental: as bases conceituais humanistas no estudo do lugar. Universidade Federal do Piauí, 2013. 235 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2015.
BRASIL. Lei nº 9.393, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 dez. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2010, aprovado em 7 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6324-pceb011-10&Itemid=30192. Acesso em: 5 jan. 2022.
BOMFIM, Marcia Virginia Pinto. A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: entre a realidade e as possibilidades. Universidade Federal de Goiás, 2015. 233 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n° 79, Agosto/2002.
GALIMBERT, Cláudia Aparecida da Silva. No folhear das páginas, um estudo das práticas pedagógicas geográficas nos anos iniciais da EMEF Bento Gonçalves - São Leopoldo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
HAMMES, Care Cristiane. O olhar interdisciplinar na prática docente em Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: linguagem simbólica em fenomenologia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2015. 171 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.
KAERCHER, Nestor André. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
KAERCHER, Nestor André; TONINI, Ivaine Maria. Artesania, felicidade, empatia: assuntos não geográficos para o estagiário de geografia construir sua identidade docente. 2017. p. 251-273. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis/index. Acesso em: 20 jan. 2018.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
NETO, Raimundo Nunes Pimentel. A Representação Social de Geografia pelas Professoras e Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Federal do Piauí, 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2010.
LOPES, Jader Janer Moreira. A “natureza” geográfica do desenvolvimento humano: diálogos com a teoria histórico-cultural. In: TUNES. Elisabeth (Org.). O fio tenso que une a psicologia à Educação. Brasília: UniCEUB, 2013. p. 125-136.
LOPES, Jader Janer Moreira. O ser e estar no mundo: a criança e sua experiência espacial. In: ______; MELLO, Marisol Barenco de (Orgs.). “O jeito de que nós crianças pensamos sobre certas coisas”: dialogando com lógicas infantis. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. p. 119-132.
LOPES, Jader Janer Moreira.; PAULA, Sara Rodrigues Vieira de. Que vozes vivem e morrem nas paisagens? Geografias das infâncias e acabamentos outros. In: VALLERIUS, Daniel Malmann; MOTA, Hugo Gabriel; SANTOS, Leovan Alves dos (Orgs.). Ensino de Geografia, Cidadania e Redes Colaborativas. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022. p. 125-144.
LUDWIG, Aline Beatriz. O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência no quinto ano. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos. A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar a partir da formação e da prática pedagógica dos professores do município de Alagoa Grande – PB. Universidade Federal da Paraíba, 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
MORAES, Ismael Donizete Cardoso de. A Formação Continuada do Professor dos Anos Iniciais e o Ensino de Geografia: o conceito de lugar em uma perspectiva do ensino desenvolvimental. Universidade Federal de Goiás, 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
NOVACK, Suelen Ramos. O Ensino da Cartografia a partir das propostas de Alfabetização Cartográfica nos Livros Didáticos de Geografia para os Anos Iniciais. Universidade Federal de Pelotas, 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
PASCAL, Guilherme Macedo. O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva a partir da análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2013. Universidade Federal de São Paulo, 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016.
PIRES, Viviane Regina. O significado da leitura do espaço por intermédio de proposta de letramento cartográfico nos anos iniciais. Universidade Federal de Santa Maria, 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
RAMOS, Ana Paula Borges. O estudo do meio nos anos iniciais do ensino fundamental como possibilidade de entrelaçar a Geografia e a educação ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental). Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
REGO, Nelson. Geração de ambiências: três conceitos articuladores. In: ______ et al. Saberes e práticas: construção de sujeitos e espaços sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
RODRIGUES, Maira Freitas de Araújo. Geografia monstro: um currículo assombroso nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
SILVA, Maria Rejane. O ensino-aprendizagem das categorias geográficas nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Riacho das Almas – PE. Universidade Federal da Paraíba, 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
SILVA, Karen Roberta Soares da. Geografar, alfabetizar com fantoches, é só começar!'
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SILVA, Luan do Carmo da. O conceito de lugar no livro didático e o processo de ensino aprendizagem. Universidade Federal de Goiás, 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
SILVA, Mariana Vasconcelos da. A questão agrária e o ensino de Geografia nos anos iniciais em Ilha Solteira (SP): relação campo-cidade e novas práticas. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2016.
SILVA, Samara Mirelly da. A presença dos conceitos estruturadores do conhecimento geográfico nos cursos de pedagogia em Minas Gerais. Universidade Federal de São João Del-Rei. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2017.
SOUZA, Malu Itala Araujo. O ensino de Geografia e a mobilização de conceitos nos anos iniciais: uma leitura da paisagem a partir dos conteúdos relevo-solo-rocha. Universidade Federal de Goiás, 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
THEVES, Denise W. Pelos labirintos da docência com os fios de Ariadne: geografia e existência que (trans)formam a mim e meus alunos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. 240 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
TONINI, Ivaine Maria. Movimentando-se pela web 2.0. para ensinar Geografia. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André. (OrgS.). Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, 2013. p. 49-61.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico, livro para professores. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.