Criatividade e Inclusão: Encontros Potenciais entre Arte e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

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Yasmin Campanha Faria de Souza
Viviane Prado Buiatti
Mônica Rodrigues Cardoso

Resumo

Este trabalho explora a relação entre arte, desenvolvimento humano, Psicologia e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a perspectiva da teoria histórico-cultural. Baseado em pesquisa bibliográfica e relato de experiência, a investigação fundamentada na psicologia de Vigotski que concebe o TEA como uma condição humana. Destaca a importância de considerar o sujeito como ser social e a deficiência como uma limitação em contato com barreiras sociais e concepções capacitistas. O estudo enfatiza que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem pela interação social, mediação de signos e internalização de significados. A discussão aborda a estruturação de ambientes sociais para acolher a diversidade, além de conceitos teóricos, atuação educacional e legislação sobre direitos das pessoas com TEA. Destaca-se a Arte como mediadora desse processo, concluindo que vínculo, mediação e interação imbricados à Arte são essenciais para potencializar o desenvolvimento de crianças com TEA.

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Criatividade e Inclusão: Encontros Potenciais entre Arte e Transtorno do Espectro Autista (TEA). (2025). Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-24. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-06

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