Práticas de educadores de língua portuguesa para refugiados
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente texto foi investigar a base de conhecimentos do educador voluntário no ensino de língua portuguesa no processo de acolhimento dos refugiados/imigrantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. O processo de análise culminou na criação de três eixos de análise: a) a escolha profissional, o papel do educador voluntário e as concepções de acolhimento; b) a base de conhecimento, aprendizagem da docência e a desconstrução das crenças e c) a proposta institucional de formação de educadores de língua portuguesa para refugiados/imigrantes. Concluímos que, apesar da carência de formação adequada, há grande motivação por parte dos educadores em oferecer aulas de qualidade. Há um alinhamento entre os voluntários e a missão e visão da organização. A instituição demonstra preocupação na formação de seus colaboradores, e suas ações diante da equipe são realizadas por uma necessidade prática que surge a partir das demandas rotineiras das aulas.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Manual de procedimentos e critérios para a determinação da condição de refugiado: de acordo com a Convenção de 1951 e o Protocolo de 1967 relativos ao Estatuto dos Refugiados. 3. ed. 2011. Disponível em: http://www.acnur.org/t3/fileadmin/Documentos/portugues/Publicacoes/2013/Manual_de_procedimentos_e_criterios_para_a_determinacao_da_condicao_de_refugiado.pd f?view=1. Acesso em: 08 out. 2020.
AMADO, R. de S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira (SIPLE), Brasília, Edição 7, ano 4, n. 2, out. 2013. [online]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272394920_O_ensino_de_portugues_com o_língua_de_acolhimento_para_refugiados. Acesso em: 10 nov. 2021.
BARBOSA, J. B.; FREIRE, D. de J. Formação de professores e ensino de Português como Língua Adicional. Estudos Linguísticos, v. 46, n. 2, p. 593-602, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1721. Acesso em: 10 nov. 2021.
BARROS, E. B. R. de; ASSIS, M. T. M. de. Português como língua estrangeira (PLE): formação docente e construção de expedientes didático-metodológicos. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 6, n. 13, jan./abr., p. 60-84, 2018.
DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. Preparando os professores para um mundo em transformação. Editora Penso: Porto Alegre, 2019.
GROSSO, M. J. Língua de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010.
LOPEZ, A. P. de A. O professor de português como língua de acolhimento: entre o ativismo e a precarização. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 12, n. 1, p. 169-190, jan./jun. 2020.
LOPEZ, A. P. de A. Subsídios para o planejamento de cursos de português como língua de acolhimento para imigrantes deslocados forçados no Brasil. 2016. 260f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
MENDES, E. Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN): uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. Campinas: Pontes, 2004.
SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma.
Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p.196-229, dez. 2014.
SILVA, M. V. da; ZAMBRANO, C. H. G. Do Global ao Local no Ensino de PLAc em Roraima: por uma formação de histórias locais na Universidade Federal de Roraima. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 207-225, abr./jun. 2021.