Práticas de educadores de língua portuguesa para refugiados

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Evelyn Viriato
Maria de Fátima Ramos de Andrade

Resumo

O objetivo do presente texto foi investigar a base de conhecimentos do educador voluntário no ensino de língua portuguesa no processo de acolhimento dos refugiados/imigrantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. O processo de análise culminou na criação de três eixos de análise: a) a escolha profissional, o papel do educador voluntário e as concepções de acolhimento; b) a base de conhecimento, aprendizagem da docência e a desconstrução das crenças e c) a proposta institucional de formação de educadores de língua portuguesa para refugiados/imigrantes. Concluímos que, apesar da carência de formação adequada, há grande motivação por parte dos educadores em oferecer aulas de qualidade. Há um alinhamento entre os voluntários e a missão e visão da organização. A instituição demonstra preocupação na formação de seus colaboradores, e suas ações diante da equipe são realizadas por uma necessidade prática que surge a partir das demandas rotineiras das aulas.

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Como Citar
Viriato, E., & Andrade, M. de F. R. de. (2023). Práticas de educadores de língua portuguesa para refugiados. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e012. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-12
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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