Literatura Infantil: o uso do Storyboard That bordando atividades
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como foco o uso de um recurso tecnológico digital para planejamento de atividades avaliativas em aulas de Literatura. Trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, com participação de vinte docentes que atuavam na Educação Infantil. Partiu-se da seguinte questão problematizadora: qual a percepção dos professores de Literatura em relação ao uso do recurso digital Storyboard That, para o planejamento de atividades avaliativas? Objetivou-se discutir as especificidades do uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase no recurso digital supracitado. Os resultados apontaram que os participantes aprovaram o referido recurso, considerando-o uma boa opção para seu trabalho. Porém sentem-se inseguros em relação ao uso de tecnologias digitais, o que aponta para a necessidade de maior mobilização para a atualização dos envolvidos, nos processos educativos, no que tange às novas tecnologias digitais disponíveis, por meio de cursos de formação continuada.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LDB Lei Federal nº 9394/96. Brasília, 1996.
BRASIL. Lei nº 12.056, de 13 de Outubro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12056.htm. Acesso em: 24 fev. 2021.
BRASIL . Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 fev. 2021.
BRASIL Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
CANDIDO, Antônio. O Direito à Literatura. In: CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235 -263.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil- teoria, análise e didática. 7ª. ed. São Paulo: Moderna, 2020.
GOMES, André Luís; ROMERO, Aurea Maria Moreira; CESAR, Elisabeth Henriques; BARCELLOS, Renata da Silva de. Práticas Avaliativas dos Educadores do CEJLL-NAVE. Política Linguística, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 268-290, jan. 2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xix_cnlf/cnlf/07/022.pdf. Acesso em: 24 jan. 2021.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 19ª. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão Digital e Educação: A Nova Cultura da Sala de Aula. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.
SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton. A Formação Humana na Perspectiva Histórico-Ontológica. In: DUARTE, Newton; SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 13-35.
SOARES, Simária de Jesus; BUENO, Flaviane de Fátima Lima; CALEGARI, Laura Maria; LACERDA, Marcelo de Miranda; DIAS, Renata Flávia Nobre Canela. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Processo de Ensino- Aprendizagem. Congresso ABED. 2015. Monte Carlos: MG. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf. Acesso em : 24 fev. 2021.
SOUZA, Claudecir Batista dos Santos de; SILVA, Carmém Sidnéia Bonfanti da; SANTOS, Maria do Amparo Fecchio dos. Leitura e Literatura: Obrigação ou Prazer? Revista de Ciências Humanas da UNIPAR. Akrópolis, Umuarama, v.12, nº3, p.187-189, jul. /set. 2004. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/420. Acesso em: 24 fev. 2021.
STORYBOARD THAT. Página inicial. Disponível em: https://www.storyboardthat.com/pt. Acesso em: 24 fev. 2021
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. 16ª. ed. São Paulo: Libertad, 2006.