Processo formativo de professores para a Educação Inclusiva subsidiado pelo Desenho Universal para a Aprendizagem

Conteúdo do artigo principal

Jacqueline Lidiane de Souza Prais
https://orcid.org/0000-0002-3658-7021
Celia Regina Vitaliano
https://orcid.org/0000-0002-8757-4204

Resumo

O aprimoramento do trabalho pedagógico, desenvolvido pelos professores na classe comum, representa uma condição essencial para favorecer práticas pedagógicas inclusivas. Nesse sentido, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) consiste em uma abordagem curricular para a educação inclusiva. Este artigo tem o objetivo de descrever um processo formativo desenvolvido junto a professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento de práxis inclusivas subsidiadas nos princípios do DUA, por meio de uma pesquisa colaborativa. Três docentes participaram do processo. A coleta dos dados ocorreu durante o desenvolvimento de práticas reflexivas, planejamentos colaborativos e participações da pesquisadora em sala de aula. Constatou-se que o processo formativo, subsidiado pelo DUA e aliado aos procedimentos da pesquisa colaborativa, favoreceu o aprimoramento na qualidade do ensino, evidenciado nas mudanças ocorridas nos planos de aulas e nas práticas pedagógicas efetivas das docentes.

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Como Citar
Prais, J. L. de S. ., & Vitaliano, C. R. . (2022). Processo formativo de professores para a Educação Inclusiva subsidiado pelo Desenho Universal para a Aprendizagem. Ensino Em Re-Vista, 29(Contínua), e011. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-11
Seção
DOSSIÊ 1: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA COLABORATIVA EM REDE

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